Do total de vagas oferecidas anualmente pela Unicamp, 20% são reservadas para o processo seletivo Enem-Unicamp, que seleciona estudantes com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente a atual edição do Enem é aceita, ou seja, para entrar em 2021 é preciso fazer o Enem 2020.
É o curso piloto de ensino superior da Unicamp, voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. A seleção de estudantes para as 120 vagas do curso não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do ENEM.
Você pode entrar na USP sem vestibular, usando apenas sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Isto porque tal universidade aceita, como critério de ocupação de parte de suas vagas, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Veja as notas de corte de todos os cursos disponibilizados pela USP no SiSU 2020 e calcule suas chances de aprovação! Há cursos menos concorridos que exigem notas na casa dos 600 pontos enquanto os mais difíceis ficam com média acima de 800. Nas cotas as notas são mais baixas.
Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos? Os 13 cursos de Engenharia da Escola Politécnica (Poli) da USP exigem uma nota mínima de 750 pontos na prova de Matemática do Enem, as maiores da universidade para essa área.
O desempenho mínimo exigido é de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. A concorrência também é alta por aqui. Quanto maior a nota do Enem, maiores as chances de passar.
As notas de corte estão sempre entre as mais altas, perdendo apenas para Medicina. Seguindo a tendência apontada pelas últimas edições é possível afirmar que para conseguir uma bolsa no curso de Direito é preciso obter mais de 650 pontos no Enem.
Para concorrer, o estudante deve ter participado da prova mais recente do Enem, com nota mínima de 450 pontos e sem zerar a redação. As notas de corte para Arquitetura no ProUni estão nas faixas mais altas, entre 700 a 750 pontos.
Para fazer a inscrição é preciso ter desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero no Enem mais recente.
Mas ainda é possível conseguir a aprovação com uma nota menor do que essa! Várias universidades exigiram menos de 750 pontos....Notas de corte de Medicina na categoria ampla concorrência.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró/RN, é a instituição que exige a menor nota para ingresso no curso de Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1, na modalidade de ampla concorrência sem bônus: 736,04 pontos.
Para concorrer, basta ter feito o Enem mais recente e ter obtido nota maior do que zero na redação. O SiSu é um dos processos mais desafiadores em termos de nota do Enem. A média de nota para ser conseguir uma vaga em universidade pública de Medicina é de aproximadamente 850 no Enem.
A concorrência para uma vaga em Medicina é altíssima. Para participar é preciso ter feito o Enem mais recente, com desempenho de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também tem que se encaixar em critérios de escolaridade e renda definidos pelo MEC.
A lista de universidades com cursos de Medicina que aceitam o Enem:
Para quem quer Medicina, é fundamental focar nas 45 questões da área de naturais, formada por Biologia, Química e Física. Além disso, dar atenção para a redação é fundamental, visando médias entre 900 e 1000 pontos.
Dessa forma, são essas as provas que o vestibular costuma focar. No geral, as matérias mais cobradas nos vestibulares de medicina são: Português, Matemática, Biologia e Química.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões.
120 questões