Resumo do ciclo da água A energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água; O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens; A água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.
Evaporação é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Ela ocorre na superfície livre dos líquidos, de forma lenta e gradual, em qualquer temperatura. Uma substância quando está no estado líquido apresenta menor força de coesão entre seus átomos do que quando está no estado sólido.
Solidificação. Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento. Além disso, o "Ponto de Solidificação" da água é de 0ºC.
O ponto de solidificação é a temperatura na qual a substância deve alcançar para poder se transformar em sólido. Essa temperatura está associada ao valor da pressão que a matéria está submetida. Na maioria das substâncias, o ponto de fusão e de solidificação são bem parecidos.
No diagrama de fases, o ponto triplo é localizado onde as curvas de sublimação, fusão e vaporização encontram-se. O ponto triplo da água pura é atingido a uma temperatura de 273,16 K (0,01 ºC) e à pressão de 611 Pa.
entre 14º e 22º
A Região Norte possui uma homogeneidade espacial e sazonal da temperatura, o que não acontece em relação à pluviosidade. Esta é a Região com maior total pluviométrico anual, sendo mais notável no litoral do Amapá, na foz do rio Amazonas e no setor ocidental da Região, onde a precipitação excede 3000 mm (Nimer, 1979).