Os sintomas, como coceira excessiva, corrimento vaginal sem cheiro e com aspecto de leite coalhado, ardor ao urinar e dispareunia (dor durante a relação sexual) aparecem logo no início da infecção. O tratamento é feito à base de pomadas e medicação oral e dura cerca de dez dias.
A citólise é o resultado da morte celular quando da proliferação incompleta do epitélio escamoso vaginal (células intermediárias), devido ao excesso de lactato presente no microbioma vaginal na presença de lactobacilos.
Tratamento. O tratamento dessa condição pode ser feito com cremes vaginais, que na grande maioria das vezes, promovem o fim dos sintomas. Cremes à base de hidrocortisona ou clindamicina são as primeiras opções terapêuticas.
A vulvovaginite é uma inflamação simultânea da vulva e da vagina que pode ser causada por uma infecção por vírus, fungos ou bactérias. No entanto, também pode acontecer devido a alterações hormonais ou devido a alergia a substâncias químicas presentes em algumas espumas de banho e cremes, por exemplo.
O ideal é reduzir a frequência de relações sexuais durante o tratamento da vulvovaginite, principalmente se for tricomoníase, que é uma DST. A vulvovaginite leva cerca de uma a duas semanas para ser eliminada do organismo se tiver tratamento adequado.
Mas, segundo o ginecologista, o melhor mesmo é evitar que ela apareça. “Alguns cuidados com a higiene íntima, o uso de roupas mais largas e até mesmo dormir sem calcinha já ajuda a região respirar melhor e ser bem cuidada, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias que causam esse problema”, explica.
No caso da vulvovaginite por bactérias, é normalmente indicado o uso de pomadas com Metronidazol, enquanto que na vulvovaginite por fungos pode ser recomendada a pomada com Miconazol ou Clotrimazol.
Fluconazol, 150mg, VO, dose única. Cetoconazol, 400mg, VO, por 5 dias.
Olá! A candidíase pode acontecer em vários locais do corpo (pena que não estava especificado na pergunta), basicamente, a melhora se faz quando o local volta a sua cor natural e não há mais dor, coceira ou ardência local.
O tratamento da candidíase no homem deve ser feito com o uso de pomadas ou cremes antifúngicos, como o Clotrimazol, Nistatina ou o Miconazol, que devem ser utilizados de acordo com a recomendação do urologista, sendo normalmente recomendado aplicar o creme ou a pomada na glande e no prepúcio 2 a 3 vezes por dia por até ...