TRATAMENTO DO ESTRÓFULO Corticosteróides; antibióticos tópicos quando houver infecção secundária.
Para o tratamento de uma pequena alergia à picada de inseto, recomenda-se passar gelo no local por até dez minutos e, no máximo, uma pomada como Polaramine, Andantol, Polaryn ou Minâncora, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias.
Leite e água – Aplicar leite misturado com água nas picadas é uma maneira simples de reduzir não apenas a dor e a coceira, mas também o inchaço e a inflamação que ocorre no local atingido (caso a pessoa não tenha alergia à lactose).
Roupinhas repelentes são a opção mais saudável para proteger o bebê das picadas de insetos:
A pomada After Bite é outro produto de grande auxílio para o conforto do seu bebê. É difícil manter os insetos longe do seu bebê, mas com a pomada After Bite alivia a dor, inchaço e a coceira das picadas, ajudando seu bebê a ficar confortável e ainda ajuda a hidratar a pele do bebê.
A opção mais saudável para os bebês, incluindo menores de 6 meses, são os repelentes de roupas, a base de Permetrina. Esse tipo de repelente, além de evitar 100% das picadas nas áreas protegidas pela roupa, evita 90% das picadas nas áreas expostas pois formam um “campo de força” que impede os mosquitos de picar.
Uma boa maneira de fazer isso é aplicar, com ajuda de uma tolha, gelo na ferida. “O gelo é um vasoconstritor, ou seja, ele diminui a circulação sanguínea da região e, consequentemente, alivia o incômodo”, elucida Adriana.
Como tirar: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar colocar produtos, como perfumes ou cosméticos, sobre a pele afetada. Além disso também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
O clareamento da pele deve ser feito de acordo com a orientação do dermatologista e pode ser feito com o uso de remédios caseiros como o óleo de rosa mosqueta, por exemplo, ou por meio de tratamentos estéticos como o peeling ou com luz pulsada.
A dermatologista deu algumas opções de tratamento, como: “Produtos clareadores à base de ácido tranexâmico, ácido retinoico, ácido glicólico, ácido kójico, nicotinamida, a vitamina C… Além disso, procedimentos como o laser e o peeling também são benéficos”, citou.
Como tratar: A esfoliação da pele feita 2 vezes por semana pode ajudar a retirar as manchas mais claras e superficiais, no entanto, o uso do laser ou da luz intensa pulsada são boas opções para uniformizar o tom da pele.
O bicarbonato misturado à água promove uma espécie de esfoliação na pele, removendo a camada superficial, amenizando as manchas escuras. O problema é que, dependendo de como a solução for usada, pode gerar consequências indesejadas como irritação, vermelhidão e coceira. “O bicarbonato é alcalino e o ph da pele é ácido.
Utilize ativos iluminadores e clareadores Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.
Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?