Tratamento do glaucoma em gatos pode ser feito com colírios, laser ou implante.
Em alguns casos, alguns exames clínicos podem ser necessários para um diagnóstico preciso. O tratamento vai depender da causa do problema. Geralmente, o veterinário pode receitar antibiótico e colírio para conjuntivite em gatos, além de terapia de suporte, auxiliando o peludo a se recuperar da doença.
Conjuntivite é a inflamação da membrana rosa do olho, que cobre a parte branca (esclera) e a pálpebra interna. A conjuntiva pode ficar muito avermelhada e inchada em alguns gatos, e freqüentemente é só em um olho e não em ambos. Isto pode causar estrabismo intermitente ou constante.
Conhecida como terceira pálpebra, este tipo de 'tela invisível' mantêm os olhos dos gatos bem cuidados e protegidos de traumas, sujeira e partículas indesejáveis. Além disso, a membrana nictitante produz lágrimas e substâncias que os ajudam a combater bactérias e outros microrganismos.
Efetue os seguintes passos no caso de sentir irritação ocular:
A especialista enfatiza que as pessoas não devem coçar o olho na tentativa de retirar resíduos, como areia ou protetor solar. “Neste tipo de situação, deve-se apenas lavar o olho com água corrente e fria. Nunca coçar ou colocar tampão por contra própria, isso pode arranhar a córnea e causar danos à visão”, alerta Dra.