Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Amiláceos. Os alimentos amiláceos são aqueles considerados fontes de amido (carboidratos). Estes alimentos são provenientes de plantas que apresentam órgãos de reserva ricos em amido, considerados fonte de energia.
** Vegetais não amiláceos são: cenoura, beterraba, nabo, vegetais verdes folhosos (como espinafre e alface); vegetais crucíferos (brócolis, repolho e agrião); e do gênero allium, como cebola, alho e alho-poró.
As matérias primas amiláceas pertencem a dois grupos principais de vegetais, os grãos de cereais (trigo, arroz, milho, centeio, sorgo...) e as raízes, tubérculos e rizomas amiláceos (mandioca, batata inglesa, batata doce, araruta...).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Podemos observar a presença de glicose em alguns alimentos com a ajuda de glicofitas, que podem ser encontradas em farmácias e drogarias. O amido, um polissacarídeo, pode ser identificado a partir de uma solução de tintura de iodo.
Já sabemos que o amido é formado pela combinação da amilose com a amilopectina. Também sabemos que a amilose forma um complexo azul com o iodo, enquanto a amilopectina forma um complexo vermelho. ... Como vimos, o aprisionamento do iodo dá-se no interior da hélice formada pela amilose.
O amido é um polissacarídeo formado pela união de moléculas de α-glicose da amilose e da amilopectina, sendo armazenado em diferentes órgãos vegetais. ... A ramificação é resultado de ligações cruzadas entre o carbono número 1 de uma unidade de glicose e o carbono número 6 de outra unidade (ligação α-1,6'-glicosídica).
A amilopectina é o componente ramificado do amido. Ela é formada por cadeias de resíduos de α- D-glicopiranose (entre 17 e 25 unidades) unidos em α- (1,4), sendo fortemente ramificada, com 4% a 6% das ligações em α-(1,6) (Figura 1B).
Classificação dos polissacarídeos Exemplos: amido, celulose, glicogênio, pectina, quitina e tunicina. Heteropolissacarídeos: apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos.
Os polissacarídeos estruturais fundamentais são a celulose e a quitina. A celulose é um polissacarídeo formado por cadeias lineares de D-glicose (300 a 1500 unidades) unidas por ligações β(1-4) (Figura 1). ... Embora seja uma molécula hidrofílica, a celulose é completamente insolúvel em água devido ao seu elevado tamanho.
São classificados de polissacarídeos, os açúcares que apresentam: -São carboidratos que, por hidrólise, originam dois ou três monossacarídeos. -sao polímeros de monossacarídeos de 2 a 10 unidades, interligados por ligações glicosidicas./span>