Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urocordados, o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágio adulto.
O grupo dos cordados é dividido em 3 subfilos: Urocordados, Cefalocordados e Vertebrata. Urocordados: Animais marinhos e sésseis, ou seja, não possuem capacidade de locomoção. Sua reprodução ocorre de maneira sexuada e sua respiração acontece por meio de sifões. Ex: Salpas e ascídias.
Há duas subclasses nesse grupo, os elasmobrânquios e os holocéfalos. Os elasmobrânquios são os tubarões e as raias e os holocéfalos são as quimeras. Além do esqueleto cartilaginoso, os animais desses grupos também apresentam clásper, órgão reprodutor masculino.
Características e Classificação dos Cordados
Os cordados, primordialmente, tem uma característica muito importante: eles possuem vertebrados. Os outros são invertebrados. Também apresentam o desenvolvimento da Notocorda durante a fase da Gástrula do embrião. São as duas características que mais os distinguem dos outros grupos.
Após a finalização dessa cavidade, a estrutura que anteriormente era chamada de mórula passa a ser chamada de Blástula, sendo a principal característica dos animais. Portanto, todos os animais passam pelo estágio de Blástula em seu desenvolvimento embrionário.
Além destas características, os cordados apresentam durante a fase embrionária algumas estruturas próprias do Filo, mas que podem desaparecer durante o desenvolvimento (basicamente, são as apomorfias do grupo): Tubo nervoso dorsal: Originado a partir de uma invaginação do ectoderma. Origina o sistema nervoso do animal.
A principal característica dos Cordados e que dá nome ao grupo é o fato de que esses animais possuem, em pelo menos uma fase da vida, uma estrutura chamada de Notocorda. ... Essas fendas, também chamadas de fendas faríngeas, são derivadas da faringe desses animais durante o desenvolvimento embrionário.
Os animais vertebrados são pertencentes ao Filo dos Cordados (Chordata). A principal característica do grupo é a presença da medula espinhal e coluna vertebral. Os animais cordados são divididos em 5 classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Os cordados são animais pertencentes ao filo Chordata. Nesse filo estão inclusos os animais vertebrados que possuem algumas características, como: corpo segmentado, circulação fechada, coração ventral, simetria bilateral, sistema digestório completo, endoesqueleto, dentre outras.
Os Peixes, répteis e anfíbios são PECILOTÉRMICOS, também conhecidos como “animais de sangue frio”, o que não significa que tais animais não regulam a sua temperatura corporal, na verdade, eles se utilizam de aspectos relacionados ao ambiente em que vivem para realizar esse controle desde o ambiente externo até o ...
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. Sua notocorda é substituída pela coluna vertebral no estágio embrionário, sendo os peixes-bruxas a única exceção. ...
Uma das principais características dos cordados é a presença da notocorda e do tubo nervoso dorsal. ... A notocorda é um cordão nervoso dorsal gelatinoso, encontrada dorsalmente ao longo do eixo longitudinal do corpo do animal.
A rede formada por nervos e cérebro é chamada de sistema nervoso. Os animais invertebrados têm um sistema nervoso simples. A planária (à esquerda) tem aglomerados de células nervosas, ou gânglios nervosos, em lugar do cérebro. O gafanhoto (à direita) tem um grupo maior de gânglios nervosos, que compõe seu cérebro.
- Tubo nervoso dorsal: responsável pelo surgimento do sistema nervoso. É originado de invaginações do ectoderma; - Notocorda: responsável pelo sustentamento do corpo do embrião.
todo cordado em algum momento do seu desenvolvimento embrionário possuí a notocorda, assim como também podem apresentar tubo nervoso dorsal, fendas faríngeas, endóstilo e cauda que são exclusivas do filo cordados.
Cordado é uma palavra que vem do latim Chordata que deriva do termo chorda, que no latim era associada a corda. Os animais desse filo são assim denominados por causa de uma de suas principais características: Todos apresentam uma NOTOCORDA.
Animais no filo Chordata são deuterostômios (ânus formado primeiro), têm simetria bilateral, celoma, metamerismo, e cefalização, porém para classificar animais como cordados, além de todas essas características, eles precisam apresentar algumas outras que são exclusivas.
Os equinodermos ou echinodermatas são animais exclusivamente marinhos e que, na escala evolutiva, são os que mais se aproximam dos cordados, filo em que se encontra os seres humanos.
A principal proximidade entre os equinodermos e os chordados consiste na formação embrionária, mas a diferença morfofuncional é que em todos os invertebrados, a exceção dos equinodermos, os folhetos embrionários dão origem a uma cavidade denominada de blastóporo.
A caracteristicas que os equinodermos tem que os aproxima dos vertebrados, é que ambos estão na categoria de deuterostômios, então eles compartilham a formação do ânus e da boca, ou seja o sistema digestorio completo.
Podemos afirmar que a simetria radial dos equinodermos é considerada secundária porque esses animais possuem ancestrais e fases larvais com características de simetria bilateral.
A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados.
- O endoesqueleto constitui uma carapaça protetora e resistente. - Apresentam pedicelárias que são pinças que apresentam função de defesa e para limpeza da superfície do corpo. - São animais triblásticos, Celomados ou enterocelomados.
O nome do grupo é derivado de duas palavras gregas: echinos, que significa espinho, e derma, que significa pele, e se refere às projeções em forma de espinhos ou tubérculos presentes na superfície do corpo. Todos os representantes do filo são de vida livre, sendo raras as espécies comensais.