Depois de limpar o fígado, você deve temperá-lo bem para que não fique com um sabor forte. Para isso, você pode usar molho inglês, mostarda, sal, pimenta-do-reino, alho, etc. Deixe o fígado tomando gosto no tempero por pelo menos 1 hora.
Encha uma vasilha de vidro com água fria – não muito gelada, mas mais fria do que a temperatura ambiente. Coloque os fígados na água e, se possível, não deixe um em cima do outro. Deixe de molho por 15 minutos. Durante esse tempo, a água poderá coagular o sangue, o que facilitará a remoção.
Para evitar isso sempre:
Truque do leite Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.
Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.
Modo de Preparo
O fígado quando você chegar em casa deve ser refrigerado imediatamente....A congelação será efectiva, desde que não haja agentes patogénicos, ou seja, tem de ser fresco, não com mau cheiro ou cor inadequada.
Já os miúdos, como fígado e moela, por no máximo dois meses. A carne bovina crua, cortada em bifes, tem de oito a doze meses de conservação no freezer, mas se estiver empanada (à milanesa), o prazo cai para três meses. A carne crua moída dura quatro meses no congelador.
Como o fígado é um tipo de carne bastante perecível, deve sempre ser mantido em temperaturas baixas, em refrigeração ou congelamento. Refrigere o fígado na embalagem original, se estiver intacta e segura, reduzindo a manipulação. Ele se manterá na geladeira por somente um ou dois dias.
Coloque os figos numa grelha (pode ser a que usa para os bolos arrefecerem) e guarde no congelador por duas horas. Passadas as duas horas, coloque as frutas em sacos de congelação (esta opção ecológica é interessante e está à venda na Maria Granel) ou caixas de vidro próprias para congelador.
Coloque-os em água fervente e cozinhe por 10 minutos. Escorra a água. Após estarem frios, leve os figos ao congelador em uma embalagem de plástico, até que ele congele bem. Após congelado, lave-o em água corrente e retire a pele, ela vai sair inteira.
Coloque as frutas em sacos de congelação ou caixas de armazenamento seguras para freezer. Sele e coloque a data em um rótulo nos sacos. Você pode armazenar figos congelados por até 12 meses. Degele-os deixando-os por 1 1/2 horas à temperatura ambiente antes de servi-los.
Se não estiver completamente maduro, o figo pode ser deixado em temperatura ambiente sem receber luz direta do sol. Quando maduro deve ser coberto com papel-toalha ou guardanapo e colocado na geladeira por até dois dias. O figo seco pode pode ser guardado dentro ou fora da geladeira, em um recipiente bem fechado.
Dica de conservação: Se quiser ter os doces por mais tempo, basta colocá-los em vidros próprios para conservas ou vidros com tampas metálicas que vedam bem, previamente lavados e esterilizados com água fervendo. Distribua os figos nos vidros e depois vire a calda sobre eles.
Retire a fruta e deixe esfriar por mais 1 hora. Nesse momento seu figo cristalizado está pronto! Envolva em açúcar cristal ou de confeiteiro e guarde em um frasco de vidro bem fechado ou sirva.
Os figos secos mantêm-se frescos durante vários meses e podem ser mantidos num local fresco e escuro ou armazenados no frigorífico. Evite deixá-los por muito tempo expostos ao ar, para que não fiquem duros ou secos demais.
Lave os figos em água gelada usando seus polegares para remover gentilmente qualquer sujeira. Coloque os figos numa toalha de pano ou de papel e delicadamente role-os sobre a toalha e deixe-os secar.
Coloque-os, com a face do corte virada para cima, numa grelha de forno. Usar a grelha é importante para que toda a superfície do figo possa desidratar-se. Com uma forma comum, eles não se ressecariam uniformemente. Deixe os figos no forno por até 36 horas.
Coloque os figos inteiros numa panela com água até cobrir, ferva por 2min, escorra e passe pra assadeira. Polvilhe com sal e pimenta, junte o alecrim e o vinagre, besunte com azeite e asse por uns 30min, até dourar e perfumar.
Coma-os inteiros.
O fruto ainda pode ser reconhecido como fonte de vitaminas do complexo B, como Niacina, piridoxina, folatos e ácido pantoténico, contribuindo com o metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. O Figo contêm muitos minerais vitais e vitaminas, como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2.
Mas se quiser, lave apenas na hora de usar, sob água corrente. Frutas: lave bem sob água corrente com uma escovinha para legumes e leve para o banho na tigela, com água e o sanitizante de sua preferência (cuidado apenas com as frutas mais delicadas como morango, caqui, figo e uvas, que dispensam o uso da escovinha).