Primeiro passo: definir o problema e encontrar a solução.
A petição inicial, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.
Aprenda a fazer uma petição inicial muito simples e fácil
Despachar com o juiz nada mais é do que falar com ele pessoalmente sobre alguma petição que você precisa que ele aprecie. Você pode fazer isso em audiência ou no gabinete. 1. Ligue para a Vara e verifique os horários de audiência do juiz (alguns fazem pela manhã e outros somente a tarde).
Qualquer pessoa pode falar com Juiz, mas é preciso saber do escrivão qual o horário que ele atende.
Senhor(a) Juiz(a), De ordem do Exmo. Sr. Dês.
Vamos lá.
Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.
Por exemplo, você pode escrever:
A verdade é que o ato de despachar com o juiz é uma prerrogativa do advogado, que se encontra no art. 7 da Lei Federal 8.
A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias.
__________________atendendo ao respeitável despacho de Vossa Excelência de fls., nos autos da ação _____________________ que promove contra ___________________, vem, por seu procurador, atribuir á causa o valor de $ _____________, ao mesmo tempo que comunica o recolhimento da taxa judiciária, conforme comprovante anexo ...
Petição – Manifestação – Atendimento a despacho – Impossibilidade de acordo – Condições que prejudicariam as atividades da empresa – Juntada de documentos comprobatórios
DESPACHO CUMPRIDO A DESTEMPO. PRECLUSÃO TEMPORAL. A parte que discorda dos motivos pelos quais o julgador determinou a emenda da inicial, deve manejar o recurso adequado desta decisão, que é o agravo de instrumento.
A estrutura de uma petição de juntada Primeiramente, direcione o pedido ao juiz da Vara e Comarca em que tramita o processo. Em seguida, você deve brevemente mencionar o seu cliente, a ação em causa e a outra parte – mas não há necessidade de qualificá-los extensivamente, pois isso já foi feito na petição inicial.
Quem pode exercer este direito? A Constituição faculta a qualquer pessoa peticionar ao Poder Público, independentemente de qualquer capacidade, política ou civil. ... Não é necessário ser advogado ou estar sendo representado por um, para o exercício deste direito. A Constituição Federal diz claramente: “qualquer pessoa”.
A parte pode peticionar ("ius postulandi") no judiciário: 1. Juizado, até a sentença; ... Justiça do Trabalho (varas e TRTs);
TABELA DE HONORÁRIOS DE CORRESPONDÊNCIA DA OAB/AP
Consultas com advogados no Brasil variam de R$ 120 a R$ 1.