Cinco técnicas de relaxamento ao seu alcance contra o estresse e a ansiedade
Ouvir uma canção não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde. Os benefícios da música vão desde o alívio de dores, a melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.
A música que gostamos ativa nosso cérebro como um todo Esses psicólogos explicam que ouvimos certas músicas repetidas vezes porque elas geram uma espécie de “vício”. Quando gostamos de uma música ou a associamos a alguma experiência positiva, ela ativa o sistema de recompensa em nosso cérebro, liberando dopamina.
O estudo demonstrou que a música de fato é um dos caminhos mais rápidos e eficazes para se promover o equilíbrio entre o estado fisiológico e emocional do ser humano, e que lhe traz bem estar físico e psíquico.
Aqueles que gostam de música clássica são vistos como feios e tediosos, enquanto os roqueiros são considerados emocionalmente instáveis, e os fãs de pop são vistos como pessoas “genéricas”.
O que diz a ciência. O estudo em questão foi conduzido pela Associação Americana de Psicologia e concluiu que o heavy metal torna as pessoas mais abertas a viver novas experiências. Para descobrir esse aspecto, 414 pessoas da Grã-Bretanha (219 mulheres e 195 homens), entre 18 e 57 anos, participaram da pesquisa.