Como ter mais didática no Ensino Superior?
Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:
Dicas para Gamificar
Para trazer as estratégias dos games para a sala de aula, o professor precisa encorajar os alunos a se envolver na tarefa. É necessário pensar em um sistema que promova recompensas e dificuldades crescentes de acordo com a progressão do aluno, liberando tarefas mais difíceis a cada objetivo conquistado.
“a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizada pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo. ... Ou seja, a gamificação é baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios etc.)
Gamificação consiste em utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação. Confira o infográfico e inspire-se para gamificar suas aulas. ... O termo complicado significa simplesmente usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas para atingir um objetivo.
Gamificação – do o inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, tornando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.
Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. ... Um dos objetivos da gamificação é engajar, comprometer e recompensar os usuários.
As Vantagens da Gamificação
Os benefícios da gamificação na educação
Principais desvantagens da gamificação Outro ponto que demanda cautela é em relação à perda de objetivo do jogo: os colaboradores precisam ter bem claro o propósito do game. Além disso, um orçamento não previsto no desenvolvimento estratégico de pessoas pode ser um impasse na proposta de implementação da gamificação.