Três fatos sugerem a formação de ligações covalentes: O tamanho reduzido e sua elevada carga favorecem a covalência. A soma das três primeiras energias de ionização é muito grande, o que também favorece a covalência.
A carga nuclear de um átomo é dada pelo número de prótons do núcleo deste átomo e é chamada número atômico (Z).
a) Os elétrons que sofrem maior carga nuclear efetiva (Zef) entre os 1s e 2s, são os elétrons 2s, pois sabemos que Zef (Matematicamente falando) é a diferença entre a carga total do núcleo e dos elétrons interiores, logo, como os elétrons 1s estão "encostados" no núcleo, não há nenhum elétron para essa diferença, ...
O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P). Cada elemento químico possui um número atômico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.