Os Campos, também chamados de Pampas (termo de origem indígena que significa “região plana”) ou Campos Sulinos, são formações abertas compostas basicamente por gramíneas com alguns arbustos como Matas Ciliares (nos leitos dos rios).
Os campos ocupam áreas descontínuas do Brasil. Na Região Norte, esse bioma está presente sob a forma de savanas de gramíneas baixas, nas terras firmes do Amazonas, de Roraima e do Pará. Na Região Sul, surge como as pradarias mistas subtropicais.
Clima. A maior área de campos do Brasil está na região na Região Sul, área de domínio do clima subtropical, onde há predominância de clima úmido com verões quentes, devido às menores altitudes do Planalto Cristalino Sul-rio-grandense, e invernos frios com a existência de algumas estiagens no fim do ano.
estado do Rio Grande do Sul
Campo sulino ou pampa ocorre nos estados do sul do pais(Rio grande do sul,Santa Catarina,Parana)e predomina o clima frio e possui vegetação caracterizada pela a presença de arbustos,gramíneas e herbáceas.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
Bioma Mata Atlântica
Caatinga: é uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro. Possui plantas espinhosas e pobres em nutrientes. Nos últimos anos, vem sofrendo diversas agressões ambientais que causam empobrecimento do solo, dificultando mais ainda o desenvolvimento dessa região.
A vegetação nativa do Estado do Paraná possui ampla variação de espécies arbóreas, distribuídas em cinco unidades fitogeográficas: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual, Estepes e Savana.
Divisão geográfica do Paraná
O relevo é caracterizado por planaltos a leste e a oeste, e depressão no centro do território, o ponto mais elevado é o pico do Paraná, na serra do Mar, com 1.
As depressões são um conjunto de relevos planos ou ondulados que ficam abaixo do nível altimétrico (de altitude) das regiões vizinhas. Exemplos de depressão no Brasil podem ser encontrados na Região Amazônica, como as depressões do Acre e do Amapá.
Os principais exemplos de depressões brasileiras são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, entre outras.
Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.