Anaximandro (610-546 a.C.) foi um filósofo grego, pré-socrático. Acreditava que o princípio de todas as coisas era o “apeiron” – o infinito, matéria eterna e indestrutível. Anaximandro nasceu em Mileto, antiga cidade da Ásia Menor, na época da colonização grega, (atual Turquia), na costa do Mar Egeu, no ano de 610 a.C.
Anaxímenes considerava que o ar era o elemento originário. Tudo o que existe, inanimado ou animado, era composto por ar para Anaxímenes, assim como Tales entendeu que a água estava na origem de tudo.
Em geral, é o nome dado às teorias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo (em metafísica) ou a existência de um único tipo de substância ontológica, como a identidade entre mente e corpo (em filosofia da mente) por oposição ao dualismo ou ao pluralismo, à afirmação de realidades separadas.
Monistas: Universo formado por um único elemento, sendo assim são filósofos que abordam somente um assunto. Pluralistas: Universo formado por vários elementos, sendo assim são filósofos que abordam vários assuntos.
O que realmente caracteriza a filosofia dos primeiros filósofos é o tema das suas reflexões: a physis, natureza e a arkhé, princípio. Para o pensamento dos filósofos monistas, a arkhé, "princípio" ou "origem" significa o começo do universo ou o primeiro elemento de todas as coisas.
O monismo nacionalista provém da doutrina constitucionalista nacionalista baseada em Hegel, defensor da soberania absoluta do Estado, que é irrestrita e absoluta. De acordo com essa teoria, havendo um conflito, deverá prevalecer a ordem jurídica nacional de cada Estado.
1.
O dualismo radical prega que a internalização dos tratados internacionais deve ocorrer por meio de lei; já o dualismo moderado considera que a internalização de uma norma internacional pode ocorrer por meio de ato infralegal, como um decreto presidencial.