O mapa sistêmico, um dos passos do método sistêmico, tem como função a construção de uma estrutura sistêmica que determina “os padrões de comportamento da organização [ou comunidade] por meio da identificação das relações causais entre fatores e sobre a situação de interesse” (ANDRADE, 2006, p.
Para implantar o pensamento sistêmico na companhia, os gestores têm que ter claro quais as habilidades e competências dos colaboradores, bem como comportamentos e pontos de melhoria. E assim estudar todos os ecossistemas para enxergar os pontos de melhoria e desenvolver um plano de ação.
Como é possível treinar a Visão Sistêmica? É preciso conhecer a fundo a empresa em que você atua, isso quer dizer que você deve conhecer os departamentos, quais são suas funções e responsabilidades e como os profissionais que neles trabalham agem e realizam suas tarefas.
O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas.
A essência do pensamento ou enfoque sistêmico é a ideia de elementos que interagem e formam conjuntos para realizar objetivos. A teoria geral de sistemas fundamentou-se em três premissas básicas aplicáveis perfeitamente à administração das organizações.
A missão, a visão, os valores e as estratégias de mercado servirão de base para a formulação da estrutura. Estrutura organizacional é o conjunto ordenador de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.
Estrutura Organizacional Além da estrutura operacional propriamente dita, conta com órgãos deliberativos que dão suporte às decisões de natureza acadêmica e administrativa.
Existem diversos tipos de organograma, como o clássico, o horizontal e o vertical. E, pode ser definidos como uma representação visual da empresa, onde é possível visualizar e definir a estrutura organizacional para facilitar o entendimento dos diversos níveis hierárquicos.
Incerteza sobre as ações da equipe após o término do projeto, especialmente se não houver um planejamento quanto a isso; Favoritismo quando há equipes mais fortes; Dificuldades de adequação à cultura organizacional; Pouca ou nenhuma integração entre diferentes grupos.