São altos, magros e atraentes São bonitos fisicamente, com uma deselegância única, o que atrai muita atenção, admiração e também muita inveja. Apesar da beleza física, não costumam ser muito namoradores, têm dificuldade em se relacionar e confiar nas pessoas, apesar de sonhar com casamentos e amor eterno.
Os filhos de Oxóssi são geralmente pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Fisicamente, os filhos de Oxóssi, tendem a ser relativamente magros, um pouco nervosos, mas controlados.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Significado de Quizila substantivo feminino Antipatia, repulsão, natural e sem motivos, por algo ou alguém. Sentimento de aborrecimento, de impaciência ou de mal-estar.
Obá gosta de receber seus axés no encontro das águas do rio com o mar. Ela gosta de viver na pororoKa, como não é fácil servir neste local, ela aceita receber as oferendas na beira de ribeirões límpidos, que tenham bastantes seixos cujas águas emitam sons.
Obá de Xangô - Título honorífico do Candomblé criado no Ilê Axé Opô Afonjá por Mãe Aninha em 1936, esses títulos honoríficos de doze Obás de Xangô, reis ou ministros da região de Nigéria, concedidos aos amigos e protetores do Terreiro.