O chá de dente de leão se obtém através da infusão de um punhado das raízes da planta em uma xícara de água quente, por alguns minutos, até que a bebida fique morna. Após coar, pode tomar este chá.
O chá deve ser preparado com a erva seca, por três minutos em infusão na água quente e não fervida. Para quem está com o foco em fazer uma dieta detox, o ideal é que sejam tomadas até cinco xícaras de chá por dia. ”O sabor da erva é um pouco amargo.
Fonte de antioxidantes, vitaminas e diferentes propriedades medicinais, o chá de dente-de-leão se destaca por fortalecer a imunidade e auxiliar no tratamento de diversos problemas (principalmente relacionados ao fígado e ao coração).
Quem não deve usar. O dente-de-leão não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade a esta planta, que sofra de obstrução dos ductos biliares ou de oclusão intestinal. Além disso, também não deve ser usada na gravidez.
O dente-de-leão pode ser consumido na salada, em sucos ou chás, e pode ser tomado várias vezes ao dia, sem maiores efeitos colaterais. Ele também funciona muito bem como complemento nas receitas de sucos detox, e até como um "tempero" suave, salpicado nos pratos, podendo ser refogado com alho e cebola.
Tanto as folhas como as raízes podem ser incorporadas à alimentação humana como chás e saladas. As folhas cozidas se assemelham ao espinafre. E os benefícios não são poucos. Rico em minerais como ferro, cobre, potássio e zinco, o dente-de-leão é usado no tratamento para diabetes, doenças do fígado e inflamações.
Depois de um período de excessos de gordura, sal e doces, plantas como a cavalinha, o hibisco e dente-de-leão – um dos favoritos de atrizes como Demi Moore e Gwyneth Paltrow -- devem entrar na rotina alimentar já que têm propriedades diuréticas e ajudam a eliminar toxinas pela urina e a melhorar a circulação.
Serralha (Sonchus oleraceus) Forma característica quando adulta. Quando jovem é idêntica ao dente de leão, mas quando cresce fica com caule longo, oco, e produz cacho de flores amarelas nas pontas. O dente de leão não tem caule e pruduz apenas uma flor, muito maior, essa é a diferença.
Para que serve a serralha A serralha serve para desintoxicar o fígado, estimular a digestão, aumentar a produção da bílis, aumentar o apetite, combater a dor de estômago e, em forma de cataplasma, atua nas dores reumáticas.
"Basta refogar alho e cebola em óleo ou banha, juntar tomate, a erva picada e cozinhar com um pouco de sal", ensina a nutricionista. "O mesmo refogado pode ser aumentado com caldo de carne e um tanto de farinha de milho." Nativa da Eurásia, a serralha cresce espontaneamente em todo o mundo.
Entre outros nomes, ela também é conhecida como Sonchus oleraceus, erva daninha, serraia, chicória-brava e serralha lisa. Ela é uma planta de porte pequeno e ereto, com raízes profundas, folhas leitosas (presença de látex) e pouco ramificadas.
A catalonha é uma verdura rica em cálcio, fósforo, ferro, fibras, vitaminas A, C e do complexo B. Os sais minerais contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina A é boa para a visão e saúde da pele. A vitamina C age contra infecções e evita a fragilidade dos ossos e dentes.
A rúcula se desenvolve melhor entre o outono e a primavera. O sol da manhã é o mais indicado e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. É preciso regar a terra diariamente, uma vez pela manhã e a outra no final da tarde. Após um mês de plantada, já terá sua rúcula prontinha pra saladas.
Rúcula. Basta tirar as folhas e plantar as raízes num vaso com alguns centímetros de talo para fora da terra. Super prático! Funciona da mesma forma que o manjericão, alecrim e hortelã.
Como preparar o vaso Sua rúcula vai precisar de uma terra vegetal rica em matéria orgânica e com boa drenagem. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.