O portfólio na Educação Infantil, que pode ser individual para cada criança ou para todo o grupo, é uma importante ferramenta pedagógica para acompanhar a trajetória das crianças durante o ano. Ele traz a memória do que foi realizado.
O trabalho realizado por Amanda também é feito por todas professoras da creche, cada uma da sua forma. Célia Pastório, diretora pedagógica da Baroneza de Limeira, conta que a orientação dada foi incluir todas as propostas conforme a adesão de cada turma e contar como cada grupo respondeu às atividades. "Indicamos trazer todo o contexto, as ações da escola e de cada turma", conta Célia. Para dar conta dessa narrativa anual, os materiais reúnem formatos diversos, desde relatos até vídeos e fotos.
Por exemplo, a proposta da atividade era fazer bolinhas de papel e uma criança específica ao final fez uma escrita espontânea de seu nome, mesmo que errado. Nessa atividade, essa criança expressou uma aprendizados próprio que seria uma pena ignorar e não registrar no portfólio.
Reflita: quantas vezes, ao longo do semestre ou do ano, as famílias tiveram acesso ao que estava sendo idealizado? E como puderam participar disso? Além disso, analise se o portfólio esteve em sala em meio às experiências, situações planejadas e a própria periodicidade desse instrumento dentro do seu planejamento. Dependendo do grupo etário, as falas serão menos elaboradas, e os gestos e impressões a partir do olhar do professor é que vão comunicar como se envolveram e o que foi mais significativo.
Os portfólios como instrumentos para educadores já vem sendo pesquisados, analisados e aplicados há anos. No livro Portfólio na educação infantil: diversidade de práticas, de Maria Aparecida Costalonga Fabris e Edmar Reis Thiengo, temos uma explicação por trás desse uso cada vez mais frequente:
O portfólio na Educação Infantil, que pode ser individual para cada criança ou para todo o grupo, é uma importante ferramenta pedagógica para acompanhar a trajetória das crianças durante o ano. "Ele traz a memória do que foi realizado. É o momento de revisitar as aprendizagens e do professor pensar sobre sua própria prática pedagógica", explica Camila Bon, consultora pedagógica de Educação Infantil.
Fisicamente falando, é comum que os documentos sejam organizados em uma pasta com plásticos transparentes, para que seja fácil a organização das atividades e separação por tema ou época.
“No dilema de ressignificar a prática pedagógica avaliativa dentro das escolas, Hoffman (2011) apresenta os portfólios como instrumentos mediadores de aprendizagem e que podem apontar novos rumos no processo de ensinar e aprender (…) os registros são importantes porque permitem o acompanhamento do aluno pelo professor de um ano para o outro e refletem também como atuam no trabalho interdisciplinar”.
Escrito por Denise Tonello, psicopedagoga e mestre em Educação – Formação de formadores, o livro apresenta um aprofundamento no tema com uma leitura agradável e muito afetiva, especialmente no que diz respeito à utilização do portfólio como instrumento de avaliação.
Afinal, a educação não é precisa. Cada estudante possui diversas variáveis que podem afetar seu desempenho em determinados períodos ou disciplinas. Em alguns casos, como a alfabetização, a comparação do avanço entre todos da classe ajuda o educador a adaptar seus processos.
Aproveitando então as habituais reflexões deste período em que o recesso de fim de ano está no horizonte, a proposta da coluna de hoje é justamente refletir sobre os portfólios montados. Resolvi trazer alguns questionamentos para que nós, educadores, possamos examinar o material que temos disponível, rever as ações que resultaram nesse produto e ainda rascunhar algumas resoluções para impulsionar nossos futuros trabalhos. Vamos juntos nessa análise crítica?
O livro “PORTFÓLIO: PRA QUE TE QUERO”, que acompanha o kit de livros para professores “Diálogos Embalados” do mês de fevereiro de 2022, é destas obras que elucidam com muita propriedade as possibilidades ofertadas por esta ferramenta.
Qualquer busca rápida sobre o significado da palavra nos conduzirá ao conceito simplificado de que se trata de uma lista de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante, em no caso de ambientes educacionais. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
Você pode, na hora do planejamento, já ter uma ideias de quais as atividades você pretende fazer com o objetivos de pôr no portfólio. Ao ir organizando essas atividades de acordo com os objetivos esperados a serem alcançados naquele nível de ensino. Mas não se prenda a isso, fique atenta as atividades que talvez fossem simples, mas que determinada criança demonstrou algo especial.
Amanda vai organizar os portfólios por turma neste ano – ela atende todas as crianças de 2 a 5 anos. “Foi difícil engajar as famílias, por isso não vou fazer o relatório individual. Mas, no fim, até que tivemos sucesso e retorno. Conseguimos chegar nas casas e fomos construindo essa troca”, explica. No documento, ela apresenta o contexto do grupo, revisita as atividades que foram realizadas para construir a narrativa do trabalho e, no lugar dos registros que ela mesma fazia acompanhando as atividades, incluiu os materiais enviados pelas famílias. Nessa retrospectiva, a professora conta que também inclui informações como: a proposta das atividades, os objetivos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, e a organização do espaço ou os materiais utilizados.
“…Refletir sobre o que avaliar demanda conhecimento e domínio acerca das fases do desenvolvimento das crianças e jovens e dos objetivos de aprendizagem para a faixa etária. É imprescindível compreender e incorporar a avaliação como um processo que abarca momentos de diferentes intencionalidades (diagnóstica, formativa e somativa), mas que, ao invés de apenas medir e julgar, preocupa-se em desenvolver ações concretas que auxiliem no aprender, no fazer e no formar melhor.”
Na postagem anterior expliquei o que é e para que serve esse recurso, agora trago para você algumas estratégias de como fazer um portfólio. Uma importante ferramenta para acompanharmos o desenvolvimento individual e percebermos o processo de aprendizagem, algo tão importante desde a implementação da BNCC.
Para complementar o que o professor observou das devolutivas, é possível enviar para as famílias um formulário que colete percepções. "É possível perguntar aos responsáveis o que a criança mais aprendeu e pedir que eles comparem como a criança estava no começo e como está agora para perceber o desenvolvimento", sugere Leninha Ruiz, professora da pós-graduação do Instituto Vera Cruz e formadora de educadores em diferentes redes de ensino. Dessa forma, a partir das respostas e dos registros enviados é possível reconstruir o percurso dos pequenos neste ano.
Ou seja, o portfólio tem a finalidade de trazer fragmentos de vida que incluem tanto as belezas e situações exitosas quanto os momentos não tão agradáveis, mas que foram capazes de provocar, sacudir, inverter e levar a outras formas de pensar e agir.
Então acrescento uma seção de desenvolvimento individual. Na qual eu colocarei as observação daquela criança juntamente com as atividades organizadas de acordo com a terceira estratégia. Assim é fácil mostrar aos pais no que essa criança evoluiu e no que precisa mais atenção. Este parte do portfólio irá me guiar na hora de escrever o parecer descritivo da criança.
Gostaria de concluir essa reflexão frisando: valorize o material elaborado até aqui, já que é por meio da análise dele que vocês, professoras e professores, vão adquirir subsídios para futuramente consolidar portfólios cada vez mais consistentes.
Há muitas formas de montar um portfólio e cada professor e escola tem sua metodologia, mas alguns pontos importantes deveriam estar em todos para que esse recurso mantenha seu objetivo reflexivo sobre o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Assim, mostrarei dicas de como montar um portfólio em sua plenitude. Com esse norte em mãos, basta você adaptar as estratégias para a realidade de sua turma e escola.
No Estágio Supervisionado e na Educação Infantil a utilização do portfólio é feita com a finalidade de documentar ações e reflexões. O portfólio é usado como ferramenta que facilita a ressignificação do processo de ensinagem e aprendizagem ao longo de um momento de ensino.
O portfólio é basicamente uma lista dos melhores trabalhos de um profissional, empresa ou estudante. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
10 dicas para montar seu portfolio impresso
O portfólio é usado por uma empresa para agrupar o conjunto de produtos desenvolvidos por ela. E, por isso, é considerado um dos maiores tesouros de qualquer organização, pois reúne tudo o que ela tem a oferecer aos seus clientes: a capacidade de produção, a qualidade dos itens e os diferenciais diante da concorrência.