Radiculopatia é o termo usado para descrever os sintomas de irritação da raiz nervosa, que podem incluir dor, dormência, formigamento e fraqueza.
Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela coluna vertebral, levando ao surgimento de sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.
A radiculopatia cervical é a descrição clínica de quando uma raiz nervosa na coluna cervical fica inflamada ou é danificada, resultando em uma alteração na função neurológica. Os déficits neurológicos, como dormência, reflexos alterados ou fraqueza, podem irradiar-se do pescoço para o ombro, braço, mão ou dedos.
A compressão radicular resulta em dor severa ocupando uma faixa estreita (5-8 cm), do dermátomo (segmento) correspondente, podendo ser associada a perda de sensibilidade e fraqueza muscular.
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.
Tensão ou distensão muscular. A tensão ou distensão muscular devido ao uso excessivo, má postura e levantamento de pesos excessivos podem causar dor lombar. O estiramento de um músculo ou ligamento é a causa mais comum de dor lombar aguda.
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
Se acha que pode estar com o nervo ciático afetado, responda as seguintes perguntas:
A dor na costela é pouco comum e normalmente está relacionada com pancadas na região do peito ou das costelas, que podem surgir devido a acidentes de trânsito ou a impactos ao praticar alguns esportes mais violentos, como Muay Thai, MMA ou Rugby, por exemplo.