A autoconsciência envolve estar ciente de diferentes aspectos do eu, incluindo traços, comportamentos e sentimentos....Como identificar as emoções autoconscientes?
5 princípios para ter consciência plena
13 coisas que você pode fazer para se tornar uma pessoa mais consciente
Uma pessoa consciente, neste sentido, é aquela que é responsável, que não age com negligência e que procura minimizar as consequências negativas dos seus próprios atos.
Ter consciência é saber o que estamos a fazer e as consequências que daí advêm. Sejam positivas ou negativas. É saber que as atitudes que criticamos e não gostamos que nos façam, não as devemos fazer aos outros.
É preciso ter consciência e responsabilidade com as suas necessidades reais no dia a dia, mas é necessário mais que isso. É preciso também que você busque aquilo que é fundamental para a sua alma. Não dá para ser feliz deixando de lado os desejos legítimos de sua essência mais profunda.
A consciência costuma ser entendida, portanto, como um fenômeno ligado a mente, esfera onde ocorrem diversos processos psíquicos ( pensamento, imaginação, emoção etc.), especialmente o conhecimento.
O dualismo de predicado alega a irredutibilidade de predicados mentais a predicados físicos.
Os dois lados do cérebro Geralmente, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc. já o outro hemisfério controla as emoções e a criatividade.