Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas. Doenças que pode causar: uma das principais doenças causadas pelo S.
O Streptococcus agalactiae, também chamado de S. agalactiae ou Streptococcus do grupo B, é uma bactéria que pode ser encontrada naturalmente no organismo sem causar qualquer sintoma. Essa bactéria pode ser encontrada principalmente no sistema gastrointestinal, urinário e, no caso das mulheres, na vagina.
Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada. De forma imediata, porém, não há risco elevado nem para a mãe nem para o feto, pois a contaminação do bebê ocorre, na imensa maioria dos casos, somente no momento do parto.
Estreptococo do grupo B é uma bactéria que pode causar infecções graves em mulheres grávidas e recém-nascidos. Ele é um dos muitos tipos de bactérias estreptococos, algumas vezes chamado de "strepto".
O exame do cotonete é um exame que deve ser realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação e que tem como objetivo identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae e sua quantidade.
Quando se acha que se pode estar perdendo líquido amniótico no 1º ou no 2º trimestre é aconselhado ir imediatadamente ao pronto-socorro ou ao obstetra pois, caso o líquido esteja saindo pode prejudicar o desenvolvimento e crescimento do bebê, além de poder colocar a vida da mulher em risco, em alguns casos.
Perda de líquido pela vagina A perda de líquido amniótico pela vagina indica que a “bolsa das águas” se rompeu. Normalmente, as mulheres relatam a sensação de uma grande quantidade de líquido morno escorrendo pelas pernas, com odor semelhante ao de água sanitária.
O volume considerado normal para o líquido amniótico varia de acordo com a idade gestacional, e estes valores encontram-se em torno de 250 ml na 16ª semana, 800 ml na 28ª semana, atingindo 1.
A diminuição do líquido amniótico recebe o nome de oligoidrâmnio e pode resultar em complicações para o bebê, principalmente.
Oligodramnia é a diminuição do volume de líquido amniótico para uma idade gestacional definida. Sua incidência varia de 3,9 a 5,5% de todas gestações1-3.