Quando a luz se propaga em meios homogêneos e transparentes, podem–se observar três princípios da óptica geométrica que são fundamentais para a compreensão de muitos fenômenos. São eles: princípio da propagação retilínea, princípio da independência dos raios de luz e princípio da reversibilidade da luz.
Independência dos raios: Quando dois raios de luz se cruzam, um não interfere na trajetória do outro, cada um se comportando como se o outro não existisse. O princípio da independência pode ser observado, por exemplo, em peças de teatro no momento que holofotes específicos iluminam determinados atores no palco.
A velocidade destas ondas eletromagnéticas no vácuo é de aproximadamente 300 milhões de metros por segundo, ou seja cerca de 300 000 Km/s. A luz visível é uma pequena parte do espectro eletromagnético, do qual também fazem parte outro tipo de radiações, invisíveis para os nossos olhos.
O desvio entre os raios incidente e refratado Esse desvio pode ser para mais próximo da reta normal, como mostram as figuras 3 e 4. Isso acontece quando a luz passa de um meio de menor índice de refração, para um meio de maior índice de refração, ou seja, ela passa para um meio mais refringente.
O índice de refração absoluto, por sua vez, é calculado tendo como referência o vácuo, o meio pelo qual a luz propaga-se com a maior velocidade possível. ... Geralmente, quanto maior é a frequência da luz, maior será o índice de refração da luz para aquela frequência específica.