Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados. Um projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa. ... Essa definição de projeto veio do PMBOK, o guia mais utilizado quando o assunto é gestão de projetos.
Escopo do produto é o conjunto de características que descrevem o resultado final do projeto (o produto acabado). Ou seja, é entender quais são as expectativas do cliente em relação ao produto e levantar as suas características para entregar de acordo com o esperado.
A principal diferença de produto e projeto é que enquanto o pensamento do projeto se concentra em apresentar soluções antecipadamente e, em seguida, cumprir um cronograma, o pensamento do produto mantém o foco no resultado.
O Escopo do Projeto é todo o trabalho necessário para obter um produto, serviço ou resultado. Ele reúne informações relevantes sobre o projeto, como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos.
Os stakeholders (partes interessadas, em português) são as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente. Os stakeholders fazem parte da base da gestão de comunicação e são importantes para o planejamento e execução de um projeto.
Como fazer essa identificação?
A teoria é de que, para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor(seja ele financeiro ou não) para uma série de interessados: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são alguns exemplos. Esses, no caso, são os principais stakeholders de uma organização.
Para o PMI (2004), os stakeholders do projeto são “pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto”.
Exemplos de stakeholders em uma empresa
Em uma organização, as partes interessadas são o conselho de administração, gestão de empresas, funcionários, acionistas, fornecedores, clientes e os municípios em que a empresa atua, onde estão ativamente envolvidas no projeto ou há algum interesse afetando positivamente ou negativamente a execução do projeto.
Stakeholder é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “partes interessadas”. Eles são indivíduos, organizações, grupos ou entidades cujos interesses são afetados pelo sucesso de um negócio ou projeto.
A Teoria dos Stakeholders defende que uma empresa deve saber quem são todos os agentes que, direta ou indiretamente, têm ligações com ela. Além de conhecê-los, é preciso monitorá-los.
A interação com os stakeholders deve ser encarada pelas empresas como uma oportunidade de desenvolver uma inteligência competitiva e funcionar como uma importante ferramenta de gestão e planejamento estratégico.
A Análise dos Stakeholders é um processo sistemático de coleta e análise de informação sobre os interesses, objetivos e preferências dos interessados para se mapear os riscos e as necessidades de comunicação do projeto.
Como fazer uma análise de stakeholders Usando um mapa mental, identifique as partes interessadas do seu projeto. Isso inclui todas as pessoas que são afetadas, têm influência ou estão interessadas no seu projeto. Priorizar os participantes com base no poder e no interesse que têm no projeto.
Stakeholder Dominante: É aquele que tem sua influência na empresa assegurada pela legitimidade. Espera muita atenção da empresa. Stakeholder Dependente: É aquele que possui urgência e legitimidade, porém dependem do poder de um outro stakeholder para que suas reivindicações sejam levadas em consideração.
4 dicas para gerenciar os stakeholders da sua empresa
O gerenciamento das partes interessadas é o conjunto de processos que tem por objetivo identificar os stakeholders, mapear suas expectativas e necessidades e, assim, desenvolver estratégias adequadas para engajar as pessoas no projeto e prepará-las para o pós-projeto.
Os shareholders, também conhecidos como stockholders, são constituídos apenas pelos proprietários e acionistas. Ou seja, quem detém o capital da empresa, diferente dos stakeholders, que envolvem todos os interesses. ... Estes incluem os sociais, que a organização proporciona aos participantes do projeto da empresa.
O gerenciamento dos stakeholders é, em suma, um processo de engajamento com as partes interessadas. Por isso, mantenha um bom relacionamento com elas. Você provavelmente estará trabalhando com pessoas em diferentes funções, com níveis variados de influência sobre cada projeto.
Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa ...
Os stakeholders podem ser pessoas físicas ou pessoas jurídicas com algum nível de interesse nas decisões da empresa....Dentre os exemplos de stakeholders, podemos citar:
A cultura organizacional representa os hábitos, as crenças, os valores e as políticas internas e externas de uma empresa. Tais fatores ajudam a otimizar a produtividade do trabalho da equipe, uma vez que, implementada uma boa cultura, cresce o nível de satisfação e de motivação dos colaboradores.
Ou seja, todas as pessoas que possuem algum nível de interesse e influência na sua empresa devem ser consideradas como um stakeholder. Sendo assim, podemos dizer que os sócios, colaboradores, fornecedores, clientes, órgãos governamentais, dentre outros, são alguns dos stakeholders de toda empresa.
6 principais desafios da gestão de pessoas atualmente
Quais os principais desafios que os gestores enfrentam?