O uso medicinal da jurubeba-velame pode até ser bom, mas não estamos falando dela aqui; portanto, não confunda as plantas. – Solanum fastigiatum, também chamada de velame ou jurubeba-do-sul, bastante tóxica para animais (não duvide de que é tóxica para você também).
A melhor maneira de consumir a planta é em chá, podendo tomá-lo todos os dias, mas também é possível ser consumida como um tônico, licor, na comida ou até mesmo em cápsulas. Alguma dúvida se você pode consumir a jurubeba?
Solanaceae
Existem dois tipos de Jurubeba: macho e fêmea. Solanum é o gênero mais representativo da família Solanaceae e consiste de cerca de 1.
Cana-de-Macaco é uma planta medicinal, também conhecida como Canarana, cana-roxa ou cana do brejo, utilizada para tratar problemas menstruais ou nos rins, já que possui propriedades adstringente, anti-inflamatória, diurética e tônica, por exemplo.
O chá da cana-do-brejo é preparado com folhas frescas, na proporção de 2 colheres de sopa de folhas picadas para 1 litro de água fervente. Coloque as folhas na água já fervente tampe a vasilha, apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Tomar 1 xícara até 4 vezes ao dia.
Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Como Beber: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.
O chá das folhas é febrífugo, contra catarro, afecções da bexiga, inflamações dos rins, sendo também antirreumático. É utilizado, ainda, na albuminúria, hidropsia, disúria e arteriosclerose. O sumo das hastes serve para picada de insetos e diabetes.
O chá de folhas de cana, secadas à sombra, é auxiliar para curar aftas dos lábios e da boca. É também auxiliar para acalmar dores e sintomas ligados à menopausa feminina.
O uso do chá de Cana de Brejo é recomendado para ajudar no tratamento de problemas urinários, retenção de líquidos, cálculo renal, distúrbio menstrual, dor reumática, dificuldade em urinar, nefrite, uretrite, inchaços, úlceras, infecções urinárias, entre outros.
O benefício mais conhecido do chá de canela-de-velho é o alívio e combate à diversas dores. O uso contínuo da canela-de-velho já se mostrou eficaz no tratamento de artrose, artrite, tendinite, dor crônica na coluna, torcicolo, bursites, torções, entre outras.
As folhas do abacateiro possuem fenóis e flavonoides, que são dois antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos. Ao ingerir o chá dessas folhas, as duas substâncias atuarão diretamente no combate aos radicais livres que, entre outras coisas, causam o envelhecimento.
O abacateiro serve para ajudar no tratamento de abcessos, problemas do fígado, aftas, anemia, amigdalite, infecções urinárias, bronquite, cansaço, cefaleias, diarreia, dispepsia, dor de barriga, estomatite, estresse, gases, gota, hepatite, má digestão, tosse, tuberculose, varizes e vermes.
Modo de fazer
Não causará picos de açúcar no sangue Parte do que faz dos abacates uma boa opção para as pessoas com diabetes é que, embora sejam pobres em carboidratos, eles são ricos em fibras. Muitos outros alimentos ricos em fibras podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Como fazer chá de folha de abacate
por quase não conter açúcar e por ser rico em uma gordura que aumenta o bom colesterol, o abacate é uma fruta bastante indicada para portadores do diabetes. Além disso, essa gordura nobre deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento, prolongando o tempo de saciedade, aponta a endocrinologista Vânia.
O abacate é muito indicado para quem tem diabetes, porque possui baixíssimo teor glicêmico. Mas é preciso cautela! Essa fruta é um tanto calórica, já que é rica em gordura do tipo ômega 3, apesar de ser bastante benéfica e ajudar na promoção de uma alimentação mais saudável.
Tomates são baixos no teor total de carboidratos. Isso ajuda muito a controlar os níveis de glicose no sangue no corpo. Uma vez que eles também são baixos na contagem total de calorias, o tomate pode ajudar os pacientes com diabetes a perder peso. Isso forma uma das partes mais eficazes do controle da diabetes.