Principais sinais Medo de abandono, excesso de possessão, ciúme e pode chegar a paranoia. Intensa dedicação ao relacionamento. O outro se torna mais importante que qualquer coisa, filhos, família, trabalho, dinheiro, amigos, tudo. Idealização do outro e do relacionamento.
Uma obsessão consiste em uma ideia fixa que determina a conduta de uma pessoa, conduzindo a comportamentos que frequentemente são contra a vontade da pessoa obcecada. Obsessões são involuntárias, são pensamentos aparentemente incontroláveis, imagens ou impulsos que ocorrem repetidamente na sua mente.
Um comportamento obsessivo pode ser um sintoma do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), caracterizado por atitudes que por vezes são vistas como invulgares pelos outros ou pelo próprio indivíduo (por exemplo: lavar as mãos de forma compulsiva e excessiva).
Mas estas estratégias podem ajudar:
Obsessões. Obsessões são pensamentos, ideias, imagens ou impulsos repetitivos, a ponto da pessoa não ter controle sobre eles. Por essa falta de controle, são vivenciados como intrusivos e causam muita ansiedade. Pessoas com TOC não querem ter esses pensamentos e os consideram perturbadores.