Como funciona o Prouni 2021 Para conseguir se inscrever, o estudante precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2020 e, de acordo com alguns critérios, o aluno pode ganhar bolsas de estudos de 100% ou de 50% em faculdades ou universidades particulares de todo país.
Neste ano, o Programa Universidade para Todos (Prouni) vai ofertar 162 mil bolsas de estudos na primeira seleção de 2021. As vagas são para cursos de ensino superior em faculdades particulares. Do total de vagas, 77 mil serão destinadas a bolsas de estudos integrais.
Têm acesso ao ProUni estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. A seleção é feita com base na nota obtida na última edição do Enem e, desde 2004, o programa já beneficiou mais de 1,4 milhão de brasileiros!
Como se dá a seleção A nota considerada pelo ProUni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.
Da mesma forma que o FIES, o ProUni considera a média simples das notas do Enem. Portanto, novamente, basta somar as suas notas de cada um dos componentes e dividir por 5 para descobrir qual a sua média no ProUni.
450 pontos
Como calcular a média do Enem?
Lia explica que o peso é o número de pontos que cada questão da prova vale. "Quando o edital não menciona, cada questão vale 1 ponto." Por outro lado, se o edital especifica que determinada disciplina tem peso 2 ou 3, isso quer dizer que cada questão valerá 2 ou 3 pontos.