A palpação é o principal método clínico de diagnosticar o rompimento do ligamento cruzado de cães e gatos, sendo que as técnicas do movimento gaveta e a compressão tibial são as mais usadas nesse sentido.
A claudicação deve-se à entrada de parasitas e moléculas do sistema imunitário do animal (anticorpos) nas articulações. Estas duas entidades formam agregados chamados imunocomplexos que danificam a membrana sinovial e o resto das estruturas articulares.
A displasia coxofemoral ou displasia de quadril canina é uma doença que atrapalha a mobilidade de cachorros de diferentes raças. Ela atinge as patas traseiras do cachorro e, entre outros sintomas, pode causar dor e rigidez nos membros do animal. Ou seja: o incômodo é o mínimo que o cachorro displásico vai enfrentar.
O mesmo pode acontecer com seus cães! Tremor é sintoma comum de dor, lesão ou fraqueza. Verifique com seu veterinário se a tremedeira é limitada a uma determinada área (digamos, a pata traseira direita), iniciada após algum exercício pesado ou acompanhada por uma diminuição no nível de atividade.
Quando você está diante de um cachorro sem apetite, sem qualquer ingestão de água e vômitos, podem ser sintomas de doenças hepáticas, doenças do trato gastrointestinal ou intoxicações, portanto, leve o seu cachorro ao médico veterinário o mais rápido possível, antes que o quadro de desidratação piore, o que também ...
A perda de peso pode ser um sinal de que seu cão está sofrendo de um dos muitos distúrbios gastrointestinais possíveis, que podem afetar o estômago e os intestinos. Outros sintomas a serem observados são diarreia ou constipação crônica, vômitos, desidratação e letargia.
Tem que ter cuidado ao oferecer o leite de vaca ou outro de consumo humano, como o de cabra, para o cachorro. Apesar de não ser proibido, os veterinários alertam para o fato de que cães podem ter intolerância à lactose e isso pode atrapalhar a digestão.
Quando os pequenos chegam em casa ainda filhotes, existe o hábito de oferecer leite de vaca, como se estivéssemos amamentando bebês, mas é importante saber que o leite não é bem-vindo na alimentação dos cães em nenhuma fase de suas vidas.