Bom dia Darlan. Assim como os colegas responderam anteriormente é necessário saber qual a potência que a geladeira consome para fazer o calculo de corrente. I (corrente) = P(potência) x V (tensão). De posse deste valor, basta ver na placa do trafo que irá comprar se abrange a corrente que irá passar pelo circuito.
Todo mês é feita a leitura do medidor de energia da sua casa para saber qual o consumo em kWh. O consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior. O consumo do mês é listado no campo “Demonstrativo de Consumo desta Nota Fiscal”, na sua conta de energia.
Ao invés de simplesmente ligar e desligar a refrigeração, o ar condicionado inverter reduz ou aumenta a velocidade de rotação, gerando economia de energia pela ausência dos picos de consumo.
Dicas para diminuir o consumo de energia sem desligar o ar:
O ar-condicionado Inverter também é 60% mais econômico, de acordo com as fabricantes, pois, além de não ter picos de energia, ele também consegue manter a temperatura do ambiente e precisa retirar menos calor do local, gerando menos esforço e gasto de energia.
O consumo do ar condicionado no modo ventilação é de cerca de 10% do consumo total da refrigeração, mas isso pode de variar de modelo para modelo. O que pode mudar mesmo o consumo é a potência total do aparelho, que quanto mais forte, maior é o gasto de energia de uma forma geral.
Onde está o modo fan no ar-condicionado? O modo mais fácil de deixar o seu ar-condicionado apenas ventilando é pelo controle remoto. É só apertar o botão “modo” que as funcionalidades do seu aparelho são alternadas, passando por Resfriar ❆, Aquecer ☼ e Ventilar ✽.