A forma correta de escrita da palavra é age, com g. A palavra aje, com j, está errada. Age é a forma conjugada do verbo agir na 3.
Futuro do subjuntivo: quando eu agir, quando tu agires, quando ele agir,… Formas conjugadas com j: Presente do indicativo: eu ajo. Presente do subjuntivo: que eu aja, que tu ajas, que ele aja, que nós ajamos, que vós ajais, que eles ajam.
“Aja” é a flexão do verbo “agir”, conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo (aja ele). ... “Haja” é a flexão do verbo haver na 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo ou negativo (haja você, não haja você).
Aja, vem do verbo agir. Não faria sentido, haver naturalmente. No entanto, agir naturalmente faz. O certo então, é "aja naturalmente".
Resposta. aja = verbo agir, segunda pessoa do singular, imperativo afirmativo.
1 exista, tenha. Aconteça: 2 aconteça, ocorra, suceda, realize-se, passe-se, dê-se, decorra, sobrevenha, transcorra, verifique-se.
Embora as formas verbais haja e hajam existam e estejam corretas, como o verbo haver é predominantemente utilizado como verbo impessoal, a forma hajam, no plural, tem uma utilização muito reduzida, sendo maioritariamente utilizada a forma no singular haja.
O verbo “haver” continuará na terceira pessoa do singular: “Havia graves problemas sociais no Brasil”, “Houve graves problemas…”, “Haverá graves problemas…”, “Haveria graves problemas…”, “Caso haja graves problemas…”, “Se houvesse graves problemas…”, “Quando houver graves problemas…” etc. Sempre singular.
Errado. Ela pode até parecer simpática e correta, mas a norma padrão da língua determina apenas o uso de sua irmã “haja vista”. O motivo é que a palavra “vista”, no caso, é a “vista humana” em seu sentido de substantivo, e não se confunde com “visto” (em diferentes conjugações do verbo ver).
A forma correta da expressão é "haja vista", já que a palavra "vista", nesse caso, é invariável, pois faz referência a vista, com sentido de "olho". Devemos escrever haja com "j", pois é uma flexão do verbo "haver" na terceira pessoa do imperativo afirmativo.
1. Tendo em vista que. O mesmo que dizer: "Sabendo que...", "Considerando que..."; ou seja, a noção de justificar ou explicar algo que já foi dito.
Significado de Haja vista locução verbal Pela razão que; tendo em vista, em consideração, em conta: é fácil perceber que o site é ruim, haja vista a dificuldade do internauta em encontrar o que procura.
2 considerando, tendo em consideração, levando em consideração, tendo em conta, levando em conta, atendendo a, tendo em mente, atentando para, dando importância. Exemplo: Conclua a proposta tendo em vista as exigências do cliente.
O estímulo e o contato com a leitura podem vir de diferentes maneiras”. Para ler é preciso ter acesso ao livro. ... É importante abrir as portas das bibliotecas ou salas de leitura, mas se não tiver um estímulo, não será o suficiente. Nem sempre o caminho da leitura é fácil, é preciso que haja mediação, incentivo.
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.
1 ora, já, quer. Conjunção explicativa: 2 isto é, de outra maneira, de outro modo, em outras palavras, por outra forma.
De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos. Uma palavra é considerada sinônima de outra quando pode substituí-la em diferentes contextos sem que haja alteração de sentido.