Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos. Evangelho segundo Lucas.
A palavra “sinótico” basicamente significa “mesma visão”, do grego syn (mesmo) e ótico (relacionado à visão). Quando os três primeiros evangelhos são comparados – Mateus, Marcos e Lucas – os relatos são muito semelhantes entre si em conteúdo e expressão. Como resultado, são referidos como os “evangelhos sinóticos”.
E assim aconteceu com os quatro Evangelhos: somente Mateus e Lucas relataram o nascimento e alguma coisa da infância de Jesus. Somente Mateus e Lucas falaram sobre o Sermão onde Ele citou as “bem aventuranças”. Somente esses dois Evangelhos registram as palavras da oração do “Pai Nosso”.
O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios (não judeus), enfatizando a misericórdia de Deus através da salvação por Jesus Cristo, principalmente para os pobres e humildes de coração. O último dos evangelhos, o de João, foi escrito para doutrinar os novos convertidos.
A palavra “evangelho” (no grego, “evangelion”) significa simplesmente “boas novas” ou “boas notícias”. ... Foi exatamente isso que os primeiros seguidores de Jesus entenderam e começaram a se referir à proclamação da notícia da vinda ao mundo do salvador da humanidade como “boas novas” ou “evangelho”.
Valores como amor ao próximo, caridade, honestidade, família, humildade são alguns dos ensinamentos que o evangelho de Cristo proporciona e que estão realmente precisando ser mais mencionados e aprendidos pela nova geração. Felizmente é possível ensinar estes e outros valores importantes dentro das paredes do lar.
A palavra Cristo é uma palavra grega, a qual em hebraico significa Messias. ... Significa, pois, o ungido. Jesus Cristo é aquele que foi consagrado por Deus, e aqui chamo a atenção sobre a palavra consagrado.
A palavra geralmente é interpretada como o sobrenome de Jesus por causa das várias menções a "Jesus Cristo" na Bíblia. A palavra é, na verdade, um título, daí o seu uso tanto em ordem direta "Jesus Cristo" como em ordem inversa "Cristo Jesus", significando neste último O Ungido, Jesus.
Contexto. Na antiguidade, em uso geral, o termo "senhor" era um título de cortesia para os superiores sociais, mas o seu significado raiz era "governante". Os reis em todos os lugares eram denominados "Senhor" e frequentemente considerados seres divinos, de modo que a palavra adquiria um significado religioso.
A palavra “Messias” deriva do termo hebraico mashiah, que significava originalmente “ungido”, indicando alguém marcado na testa com óleo sagrado para realizar cerimônias religiosas. Com o passar do tempo, seu sentido passou a descrever uma figura semidivina que deveria vir à Terra para resgatar seu povo – um salvador.
Yeshua
Lista de títulos e nomes de Deus (Judaico-Cristãos)
Gênesis
Teorias. Uma teoria é que os filhos de Deus são os descendentes de Sete, a descendência abençoada de Adão. As filhas de homens, em seguida, são vistas como os descendentes de Caim. Esta é a opinião dada pelo livro pseudepigrafo: Conflito de Adão e Eva com Satanás.
Quais são os principais anjos divinos?
Gênesis 4 conta a história fora do jardim, incluindo o nascimento dos primeiros filhos de Adão e Eva, Caim e Abel, e a história do primeiro assassinato.
Adão e Eva, após serem expulsos do jardim do Éden, tiveram um filho, chamado Caim e, posteriormente, tiveram Abel.
18 Ora, os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. 19 Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra.