Significado de Irmão substantivo masculino Nascido do mesmo pai e da mesma mãe. [Figurado] Pessoa que possui um proximidade afetiva muito grande em relação a outra: considero-o como um irmão.
Aquele que é filho só do mesmo pai. O mesmo que irmão bilateral. Aquele que é filho só da mesma mãe. ... Plural: irmãos.
Por exemplo, irmão porque é irmãos e não irmões ou irmães, limão, mão, cão, etc.? Muito obrigado. Os plurais das palavras em -ão são ditados pelos seus étimos e outras vezes pela analogia, que os arrasta para a desinência -ões, por ser a mais frequente. Irmãos, mãos e outros têm -ãos, originado no latim -anos.
O da Porto Editora refere que íman é a escrita correcta e que imã é um guia espiritual árabe. No entanto, o da Texto Editora (priberam) refere que íman é a ortografia brasileira e que em Português europeu se escreve imã.
Um imã é um corpo que possui propriedades magnéticas e pode ser classificado como natural ou artificial a depender de sua constituição. Um imã é um corpo que gera campo magnético ao seu redor. Ele pode ser classificado de duas formas: ... O nome dessa cidade deu origem também ao termo magnetismo.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
Óculos é nome contável. Cabe na definição que é dada no Dicionário Terminológico (ex-TLEBS): designa «um objecto que pode ser diferenciado como parte singular de um conjunto». Exemplo: «Ele já tinha uns óculos de sol, agora ficou com dois.»
“Óculos” é representante de um tipo de substantivo que os gramáticos classificam como pluralia tantum, expressão latina que significa “apenas plurais”. São palavras que levam o plural em sua formação, embora se refiram a coisas singulares – na verdade, pares simétricos.
O plural de "gravidez" é como o de qualquer palavra terminada em "z", como "luz", "raiz", "juiz", "meretriz", "giz" etc., isto é, é feito com o acréscimo de "es" (luzes, raízes, juízes, meretrizes, gizes). Moral da história: "Suas três gravidezes foram bem difíceis".
São as palavras nas quais a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplo: óculos, psicológica.
Verificado por especialistas "lápis" faz parte do seleto grupo de substantivos invariáveis. Não é que não tem plural, é que o vocábulo não apresenta nenhuma flexão para demonstrar plural, dependendo de um determinante.
Resposta. torax, virus, lápis, pires, ônibus, tênis, nariz.
Ténis provém do inglês 'tennis' e tem a mesma forma para o singular e plural. Com a acepção de «sapato próprio para a prática de modalidades desportivas», é vulgar algumas pessoas tomarem erradamente a consoante -s, presente neste nome, como um sufixo de plural, acabando por pronunciar o singular como “téni”.
Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular:
Seguem esta regra: Os substantivos terminados em r e z: pares (de par), pazes (paz). Os substantivos terminados em n, que na forma plural podem ter dois plurais, em -es ou -s: Hífenes ou hifens, abdômenes ou abdomens, líquenes ou liquens, gérmenes ou germens, pólenes ou polens, etc.
Singular é um adjetivo referente ao que é único, exclusivo, peculiar, raro ou que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade. ... Do ponto de vista semântico, na gramática da língua portuguesa o singular é uma flexão verbal para se referir a um só sujeito ou coisa. Exemplo: “Ele tem um carro” ou “Comi uma torta”.
Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.
O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser. O plural indica dois ou mais seres....-ão no singular para -ães no plural:
Por exemplo, a frase 'a menina é bonita' está no singular porque se refere a apenas uma menina. Para alterar essa frase e passá-la para o plural, seria necessário acrescentar 's' nos termos da frase, ou seja, no artigo, substantivo, verbo e adjetivo. Então, a frase seria 'As meninas são bonitas'.