Percepção seletiva é o processo pelo qual os indivíduos percebem o que querem nas mensagens da mídia enquanto ignoram pontos de vista opostos. É um termo amplo para identificar o comportamento que todas as pessoas exibem tendem a "ver as coisas" com base em seu quadro de referência específico.
Filtros perceptivos estão relacionados ao fato de que os nossos diferentes órgãos dos sentidos foram projetados para registrar tipos de estímulos diferentes e de informações do nosso ambiente. ... Dessa perspectiva, os nossos diferentes sentidos operam como "filtros" da nossa experiência de realidade.
A atenção seletiva é a função que cérebro tem de selecionar informações e estímulos importantes, ignorando as irrelevantes. ... Registramos aquelas informações que interessam no momento, ou que reforçam nossas atitudes e crenças.
Há 8 etapas para o processo de percepção: estímulos ambientais, atenção aos estímulos, imagem da retina, transdução, processamento neural, percepção, reconhecimento e ação. ... A percepção acontece quando a pessoa se torna consciente do estímulo no ambiente. O reconhecimento ocorre quando o cérebro dá sentido ao estímulo.
As sensações são processos do organismo vivo para obtenção de informações sobre o ambiente. Elas se iniciam nos órgãos sensoriais e chegam ao cérebro, onde são interpretadas por um processo chamado percepção. ... Além disso, a percepção é um dos elementos mais importantes no processo de ensino e aprendizagem.
A Detecção está relacionada com a capacidade de experimentar minimamente um estímulo. ... O terceiro problema fundamental da Psicofísica é a Discriminação, o qual está relacionado não com a presença ou ausência de estímulos, mas com a mínima diferença entre dois estímulos para que possam ser experienciados como diferentes.