Octano é um produto químico no petróleo que é usado para avaliar a qualidade de diferentes tipos de gasolina. Octano é comumente adicionados à gasolina para evitar queima irregular de combustível em motores de combustão interna.
Significado de Octano substantivo masculino [Química] Hidrocarboneto saturado (C8H18), que existe na gasolina.
O número de octano de um combustível representa o percentual de isoctano (C8H18 ) e de heptano (C7 H16 ) contidos nele. Já o índice de octano mede a resistência de um combustível a se auto-inflamar. Quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação, é o fenômeno denominado de autodetonância.
O índice de octanos mede a resistência de um combustível a auto _ inflamar _ se . Quanto mais elevado for o índice , mais resistente é o combustível á detonação . Assim uma gasolina sem chumbo 98 apresenta uma maior resistência à detonação que uma gasolina 95.
Foi estabelecido o valor do índice de octanagem (OI) = 100. ... É por isso que é chamado o índice de octano. Assim a gasolina de 90 é catalogada assim porque suporta a mesma pressão e temperatura que uma mistura de 90% de iso-octano e 10% de heptano.
Tem mais depois da publicidade ;) O índice de octanagem estabelece relação de equivalência à porcentagem de mistura em um isoctano e o n-heptano. Nesse sentido, uma gasolina de octanagem 90 possui resistência de detonação equivalente a uma mistura de 90% de isoctano e 10% de n-heptano.
No Brasil as gasolinas comum e aditivada têm 87 octanas (pelo método IAD – índice anti detonante). As gasolinas premium têm maior octanagem, geralmente 91 octanas.
Uma gasolina com alta octanagem proporciona uma queima mais completa do combustível no interior do motor. A Shell V-Power Racing possui octanagem mínima de 98 RON (91 IAD)4.
Através de moléculas de limpeza, a Shell V-Power remove resíduos deixados pela gasolina comum e que comprometem o funcionamento do motor. Ela mantém limpo o sistema de alimentação de combustível, além de proteger as partes móveis do motor, através do mesmo redutor de atrito usado na Fórmula 1.
Existem meios de se aumentar a octanagem da gasolina, um deles é adicionar determinados compostos, chamados de antidetonantes, tais como o etanol e o metil-t-butil-éter ou MTBE.
Composição:73% gasolina A e 27% Etanol Anidro*. álcool anidro na gasolina comum e aditivada é de 27%. A teor adicionado à gasolina premium é de 25%.
A gasolina Octapro tem a mesma octanagem da rival Podium e com isso agora estabelece uma concorrência com o combustível já conhecido. Em nenhum outro país a gasolina alcança níveis tão altos de octanagem, que são superados apenas por variações da gasolina de aviação.
Os postos Shell são os mais recomendados pelos seus usuários, revela nova pesquisa da CVA Solutions sobre postos de combustíveis, que ouviu 5.
"O uso contínuo de gasolina aditivada minimiza a possibilidade destes problemas, pois contém detergentes que diluem a sujeira e limpa o motor, e além disso, o tempo de oxidação é mais longo", comenta Pereira. Sendo assim, a melhor recomendação para uso da gasolina comum é quando o uso será contínuo.
Gasolina Premium é melhor sempre A gasolina de maior octanagem é indicada para motores que podem aproveitá-la. Ela tem aditivos mas sua principal qualidade é a maior octanagem, que é um índice de resistência do combustível à queima, melhorando a performance.
Cada distribuidora batiza sua gasolina de alta octanagem a seu bel-prazer: existe a Octapro, da Ipiranga; a V-Power Racing, da Shell; e a Podium, da Petrobras. Todas são oriundas de petróleo de melhor qualidade, recebem aditivos e têm baixo teor de enxofre, de 50 ppm (a BR diz que a Podium tem 30 ppm).
Carros Importados Se for um carro normal, sem elevado desempenho, de qualquer procedência, a gasolina aditivada é suficiente. Para esportivos com motor de compressão mais elevada, como Porsche, Ferrari, Mercedes AMG, BMW “M”, Audi RS, etc, recomenda-se a gasolina premium para máximo rendimento.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
Quais são as vantagens da gasolina aditivada? Os aditivos lubrificantes e detergentes dispersantes que compõem a gasolina aditivada proporcionam um motor livre de resíduos. Ao evitar o acúmulo de carbonização, ela gera economia de combustível.
Você pode abastecer sempre só com aditivada. As montadoras, inclusive, recomendam sair com o carro da concessionária já com o combustível aditivado. ... Eles são misturados no tanque do carro sem muito critério. Por isso, o recomendado é sempre usar somente a gasolina aditivada para garantir a limpeza do motor.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. ... A gasolina é a mesma nos três casos (produzida nas refinarias da Petrobrás), varia apenas o aditivo detergente-dispersante, porém o resultado é o mesmo.