O sistema nervoso de um animal coordena a atividade dos músculos, monitora os órgãos, constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações. Os neurônios e os nervos são participantes do sistema nervoso e desempenham papéis importantes em tal coordenação.
O sistema nervoso é a parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as suas ações voluntárias e involuntárias. Na maioria das espécies animais, constitui-se de duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).
A coordenação nervosa dos animais pluricelulares surge pela primeira vez nos cnidários e é representada por um tecido formado por células nervosas que se organizam como uma rede. Tocando-se uma hidra com uma pequena agulha em determinado ponto do corpo, o impulso nervoso gerado se propaga como uma onda.
O sistema nervoso aparece pela primeira vez na escala evolutiva animal entre os celenterados. Nesses animais tem – se o sistema nervoso difuso, assim chamado por ser destituído de centros coordenadores das funções nervosas.
O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso. ... O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.
substantivo masculino [Anatomia] Sistema Nervoso Central (SNC) é uma das divisões do Sistema Nervoso, composta pelo encéfalo e pela medula espinhal, e despenha funções de processamento e integração de informações.