As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas. Passado esse período, as que não são polinizadas caem da planta. As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas.
Alguns insetos pequenos, que também coletam néctar e pólen, não conseguem fazer a polinização. As flores do pé de maracujá abrem totalmente por volta de 13h30 da tarde e ficam abertas até o anoitecer. Caso não ocorra a fecundação elas murcham e caem.
Sem polinização, não há produção de maracujás. As flores, que são de um dia, fecham-se no entardecer e, em dois ou três dias, secam e caem, interrompendo o ciclo reprodutivo da planta. Assegure o desenvolvimento dos frutos aplicando adubação à base de NPK mensalmente no período das chuvas.
Para controlar essa praga, nós precisamos colocar três cartelas com trichogramma por hectare de maracujá para fazer o controle, e é muito mais barato do que inseticida e não faz mal para a gente ou para a natureza.
Se mesmo assim a praga continuar presente no pomar, o controle químico poderá ser feito por meio de pulverizações com inseticidas prescritos por um engenheiro agrônomo. As lagartas atacam o pomar, em períodos secos do ano, de junho a agosto, principalmente as folhas novas.
O controle de percevejos pode ser feito com inseticidas, como indicado para as moscas-das-frutas. Em áreas pequenas, adote o ensacamento dos frutos ainda no início do desenvolvimento, prática eficiente no controle de insetos-pragas.
RESUMO - Diversas doenças atacam o maracujazeiro azedo no Cerrado. A antracnose, cladosporiose ou verrugose, bacteriose, seca-das-ramas, podridão-de-raízes, nema- tóides e morte prematura são as mais importantes.
As principais pragas na lavoura
A primeira foi a transformação da água do rio Nilo em sangue, seguida por invasões de rãs, piolhos, moscas, morte do gado, chagas, chuva de pedras, nuvens de gafanhotos, trevas e morte dos primogênitos. Ao fim de tantas tragédias, Ramsés II, finalmente, concordou com a saída dos hebreus do Egito.
Tipos de controle biológico de pragas O controle biológico de praga pode ser dividido em quatro tipos: artificial, natural, clássico e o aplicado.
As atividades de desratização e dedetização podem ser realizadas por engenheiros químicos, engenheiros industriais da modalidade Química, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas e engenheiros sanitaristas.
A dedetização é uma operação que tem a finalidade de eliminar insetos, ovos e larvas de determinados ambientes. Cada local exige um produto específico, assim como cada espécie de inseto. ... O uso de aerossol doméstico elimina insetos de forma pontual e paliativa.