Antes de entrar em contato com o SAC no fone (horário comercial), tenha em mãos o código da unidade consumidora envolvida ou nº do medidor (relógio). Estas informações constam da própria conta de luz.
É possível mudar o nome do titular da conta de luz da Enel direto no site da empresa de energia. Para isso, o solicitante precisa ter o número do cliente atual em mãos e preencher um formulário online com seus dados pessoais. O procedimento requer também o envio de uma cópia de um documento de identificação com foto.
É facultado ao cliente, a qualquer momento, solicitar de alteração de titularidade de uma unidade consumidora, mediante apresentação do formulário "Solicitação de Atendimento" devidamente preenchido tanto para o Titular Atual quanto para o Novo Titular, juntamente com documentação pertinente.
Caso queira mesmo fazer um segundo relógio de luz e individualizar a luz, o primeiro passo a se fazer é ligar na concessionária de energia elétrica que é responsável pelo fornecimento na sua residência e perguntar se tem essa possibilidade, e, caso tenha, a própria empresa vai cuidar de fazer esse serviço.
Para instalar um relógio de luz, é preciso adequar o local aos padrões exigidos pela distribuidora de energia, sempre verificando as disposições estabelecidas pela ABNT NBR-5410, que trata das instalações elétricas de baixa tensão em edificações de uso residencial, de uso público e também de uso comercial.
Colocar a caixa de medição 1 do lado de fora do imóvel, no limite da via pública. A parte superior da caixa de medição deve ficar a uma distância de 160cm a 170cm em relação ao piso. Chumbar o poste 2 na parede, engastando 90cm para poste de 500cm ou 100cm para poste de 700cm.
A instalação e localização do aparelho medidor, bem como sua manutenção e aferição, são tarefas de responsabilidade da distribuidora de energia (cf. arts. 73 e 77 da Resolução Aneel nº 414/2010).
Existem basicamente dois tipos de medidores de energia elétrica, o medidor eletrônico e o medidor eletromecânico. Podendo variar entre medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos, apresentando outras diversas características.