Você também pode colocar a casca (lado que contém a fruta) no rosto e usá-la como uma máscara hidratante. Assim que a fruta secar, é só lavar o rosto com água. O mamão também possui uma enzima que ajudar a reduzir e evitar a inflamação e a formação de pus, sendo recomendado para peles acneicas e oleosas.
Pele hidratada: usar a casca do mamão para hidratar o rosto é o truque da famosa Ellen Jabour. Para fazer esse hidratante natural tire a polpa da fruta e coloque a casca do avesso sobre o rosto. Deixe agir até o mamão secar e depois é só retirar e lavar a pele com água.
A casca, por sua vez, merece ainda mais destaque. “Ela reúne uma quantidade maior de proteínas, fibras, potássio e fósforo do que a polpa“, explica Natália. Se quiser sair do óbvio na cozinha, vale inclui-la em sucos, vitaminas e receitas de bolo.
A ingestão diária de mamão previne queda de cabelo e afinamento dos fios, fortalecendo o cabelo desde a raiz e estimulando o crescimento. Aplicado no cabelo, ajuda a limpar o couro cabeludo, além de dar mais brilho e vida aos cabelos.
1. O mamão papaia possui propriedades curativas e cicatrizantes, que ajudam na reconstituição das células da pele, podendo ser aplicado sobre arranhões, feridas e cicatrizes. 2. Serve como um creme antienvelhecimento natural, por sua ação antioxidante, podendo ser usado no corpo todo.
Ao riscar o fruto longitudinalmente, a maturação do fruto acontece mais rapidamente, uma vez que as incisões eliminam em grande porção o látex contido na fruta, essa técnica pode alterar o sabor da fruta, pois o látex contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar o sabor.
Rale os mamões num ralador grosso e coloque em uma panela. Cubra com água e leve para ferver. Quando começar a ferver, retire do fogo e escorra bem água. Este processo é importante para a retirar o “leite” do mamão.
O mamão verde tem baixa atividade antioxidante e vitamina C, mas oferece uma maior quantidade de fibras do que o fruto maduro. Ele é conhecido pela sua propriedade laxante. ... As fibras e a papaína aumentam a motilidade intestinal, caracterizando a propriedade laxante dessa fruta (MAHATTANATAWEE, 2006).
No entanto, um mamão verde ou semi-maduro deve ser evitado porque contém uma forma concentrada de látex cujos componentes papaína e quimopapaína tendem a causar contrações uterinas e pode provocar o aborto involuntário.
Ele oferece betacaroteno, vitamina A, ferro, cálcio, magnésio e potássio, além de ter uma atividade funcional laxante. Tais nutrientes e poderes agregam ação antioxidante ao mamão, que previne doenças como as cardiovasculares, os cânceres, as inflamações sistêmicas e retarda os sinais do envelhecimento.
Além de comer a fruta no café da manhã, você pode fazer algumas combinações super nutritivas.
“Por isso, o papaia pode ser uma boa escolha para quem mora sozinho ou não irá dividir a fruta”, indica. Outra saída é comprar o formosa já partido. “Se perceber que irá perder a fruta, congele a polpa e use em vitaminas e sucos”, sugere Renata.
Para comercialização e consumo, deve-se colher os frutos quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela. O mamão possui uma casca muito fina, facilmente danificável, e pequenas lesões durante o manuseio são portas de entrada para microorganismos.
Para saber se ele está maduro, aperte-o delicadamente, se estiver no ponto certo, ele cederá. Outro truque é tirar o carocinho, que fica na ponta mais estreita. Se embaixo dele estiver preto, a fruta está passada, caso contrário, pode comprá-la.
O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro.
Principalmente depois de cortado. Neste estado, o melão pode ser guardado “inteiro” em temperatura ambiente, até madurar mais. Se quiser que madure mais rápido, envolva-o com jornal e deixe por algum tempo, como 1 ou 2 dias. Logo, logo, ele estará madurinho!
Um cheiro doce é um bom sinal de que a fruta está madura e pronta para ser consumida. Se o melão ainda estiver com o caule, provavelmente ele ainda está verde. Quando comprimido nas extremidades, deve ceder levemente. Um melão saudável deve estar firme, mas não duro.
As frutas com tons amarelos ou dourados tendem a estar mais maduras. Para saber se o abacaxi está maduro, também observe a cor da coroa: ela tem que estar com um verde vivo, sem partes esbranquiçadas.
Para saber se o abacaxi está bom e doce basta tentar arrancar uma folha da coroa da fruta, se sair fácil é porque já está pronto para ser usado.
Para saber se o abacaxi está maduro, basta um simples teste: uma das folhas, quando puxada da coroa, deve sair com facilidade. Embora encontrado o ano todo, a melhor época vai de setembro a dezembro.
No forno, coloque as frutas, embrulhadas em papel alumínio, em uma assadeira. Deixe por 10 minutos entre 150 e 180 oC e só desembrulhe depois que esfriar. Apesar de não amadurecer depois de colhido, o abacaxi pode ficar mais doce: corte a coroa e guarde a fruta de cabeça para baixo, apoiada em uma toalha úmida.
O ciclo do abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral. Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.
É bom deixarmos o abacaxi virado de cabeça para baixo porque todo o açúcar da fruta se concentra em sua base. Dessa forma, se o virarmos de cabeça para baixo, estaremos contribuindo para que o açúcar se espalhe por toda a fruta, deixando-a mais docinha.