Como a menstruação é regulada por hormônios, um atraso de até 10 dias é considerado normal, desde que não ocorra com frequência, já que vários fatores influenciam no ciclo, como estresse, alimentação, entre outros.
O atraso menstrual pode ter diversas causas, desde alteracoes hormonais, perda ou ganho de peso, estresse, gravidez.. consulte-se com um ginecologista para investigar as possíveis causas uma vez que não parece ser gestação.
A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a sua menstruação não desceu no dia esperado. Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica.
“Se há uma diminuição grande e abrupta da massa de gordura, pode ocorrer atraso. É necessário um pouco de colesterol para o ovário funcionar”, explica Coslovski. Vale lembrar que o ciclo menstrual varia de mulher para mulher, geralmente indo de 26 a 32 dias – com a menstruação acontecendo após 14 dias da ovulação.
Há sim, uma remota possibilidade. Dependendo da técnica usada pelo cirurgião,pode acontecer. Eu mesmo já observei algumas vezes recanalização das trompas. Claro, é raríssimo acontecer.
Alguns problemas de saúde como a obesidade podem provocar irregularidade menstrual. Se você está amamentando, esta é a provável causa da ausência de menstruação. O risco de falha da laqueadura é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%).
Apresenta elevada eficácia através do bloqueio das trompas, situação que impede o encontro do espermatozoide do homem com o óvulo da mulher. Após a realização da laqueadura tubária as mulheres continuam menstruando normalmente.