É o termo usado para a linguagem própria na Anatomia. É o conjunto de termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes. É preciso usar termos apropriados da forma correta.
A Terminologia Anatômica (TA) é uma coleção única de termos técnicos que permitem a comunicação em anatomia e medicina em todo o mundo1),(2. No entanto, a Terminologia Anatômica atual também contém algumas inconsistências internas e discrepâncias em relação à terminologia clínica.
Na tentativa de tornar os nomes anatômicos universais, sob a presidência do professor Wilhelm His9, no ano de 1895, eminentes anatomistas reuniram-se na cidade de Basiléia (Suíça) e fizeram a primeira Nomenclatura Anatômica (Nomina Anatomica), escrita em latim por ser uma língua extinta e não correr mais o risco de ...
A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizados a todos anatomistas ou profissionais de saúde.
Os epônimos têm somente importância histórica na anatomia. São difíceis de memorizar, imprecisos e etnocêntricos. Muitas vezes são redundantes, pois a mesma estrutura é renomeada diversas vezes dependendo do país. A tendência é de que os epônimos entrem em desuso com o passar dos anos.