Guardar o pão apenas no saquinho de papel ou enrolado numa toalha é uma escolha pouco eficaz. O ideal é mantê-lo em um lugar hermeticamente fechado, que impeça a umidade de escapar.
Esqueça o plástico e o frigorífico, são ambos inimigos do pão. Bolsas de pano, sacos de papel, envolver o pão num pano de cozinha são tudo opções mais saudáveis para o produto. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado pode sempre colocá-lo numa caixa de pão.
Passos
– Crosta pálida: pode ser falta de açúcar na massa, forno frio ou excesso de descanso. – Crosta escura demais: excesso de açúcar, forno quente ou pouco crescimento. – Miolo muito denso: massa forneada antes da hora, massa muito dura ou pouco descanso.
Para conservar o pão francês de um dia para o outro ou até por alguns dias, a dica é deixá-lo esfriar completamente e depois guardar em sacos plásticos com zip ou em recipientes plásticos com tampa. Depois é só guardar o pão em local seco e fresco e ele não endurecerá por até 3 dias.
Pão caseiro Você pode congelar esse tipo de pão em porções pequenas ou mesmo inteiro. Para isso, coloque-o em um saco plástico fechado. Ele pode ser conservado dessa maneira por até 2 meses e, para descongelá-lo, é só colocá-lo em temperatura ambiente.
Calor demais: o erro mais comum que vejo acontecer é aquecer demais o líquido (água ou leite) que irá ativar o fermento, está deve estar levemente morna, pois passando dos 40ºC, o calor mata o fermento e seu pão não cresce.
O pão massudo pode ser falta de sova. ... Se você não sova bem, consequentemente o pão não cresce bem pois a massa não fica elástica o suficiente, o glúten não se desenvolve para que os gases da fermentação ajam, e esses gases ficam presos. Falamos mais sobre a sova aqui.
Quando fazemos a massa com excesso de açucar e/ou fermento ainda mais em um ambiente quente como uma pizzaria ela tende a fermentar rapido e liberar um odor forte de alcool (que é uma das substancias geradas pela fermentação), a massa então fica com esse "cheiro" sitado e bem acida também o que não nos proporciona uma ...
Os pães de fermentação longa costumam durar entre quatro e cinco dias.
A primeira é usar a água gelada. “Assim, a massa fica consistente. Se estiver morna, o manuseio vai ativar a fermentação antes do tempo”, afirma. Em segundo lugar, é importante deixar a massa descansar por, no mínimo, duas horas, tempo necessário para o crescimento.
A massa deve descansar de 45 minutos até 2 horas no mínimo. Algumas receitas podem levar horas. Siga o tempo e temperatura da receita. Algumas receitas indicam esperar algum tempo ou até que fiquem dourados.
4 horas