O que é o trancamento de matrícula? O trancamento surge como uma opção para quem, por inúmeros motivos, decide dar um tempo nos estudos. Neste caso, o estudante interrompe formalmente o curso (seguindo os protocolos de cada instituição de ensino), com a intenção de retomar de onde parou.
O trancamento de matrícula é o processo de suspender durante um semestre (seis meses) a sua graduação, processo este que passa a ser possível a partir da conclusão do segundo semestre do curso.
Um dos principais motivos para trancar a faculdade são os problemas financeiros. Um curso superior completo não é barato e, muitas famílias, precisam fazer grandes esforços para conseguir pagar as mensalidades.
Quais são as regras para trancar a faculdade? Para trancar a faculdade, o estudante deve ter feito pelo menos um período com a bolsa em vigor. Porém, outro requisito é ter um aproveitamento acadêmico de 75% ou mais. Esse índice é o mesmo tanto para as bolsas integrais como para as parciais.
Afinal, o Prouni é bem concorrido em alguns cursos. Se você cancelar o benefício antes de ter a certeza de que poderá utilizá-lo novamente, corre o risco de não ter como estudar, a menos que arque com o valor das mensalidades.
Normalmente, o aluno tem abertura para apresentar sua situação com clareza e buscar uma solução satisfatória. Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa. Porém, também viu que há ainda outras maneiras de viabilizar uma educação de qualidade.
Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso o aluno não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, o aluno deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, através do protocolo “ProUni: encerramento”.
Não. O ProUni é um programa que dá oportunidades de acesso ao ensino superior para quem ainda não tem um diploma universitário. Se você já usou o ProUni para se formar em uma faculdade, não poderá entrar no programa novamente para tentar mais uma bolsa.
Alunos que faltarem a mais de 25% das aulas são enquadrados em “evasão escolar”. Logo, perder o benefício da bolsa do Prouni automaticamente. Além disso, de acordo com um parecer do MEC, do ano de 1997 e ainda vigente, todo aluno que não tiver o mínimo de 75% de presença nas aulas pode ser reprovado por faltas.
a renovação semestral do Prouni é obrigatória; o estudante deve procurar o setor responsável em sua faculdade; é preciso assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa; ... sem renovação, sua bolsa será suspensa.
O bolsista Prouni pode pegar DP, desde que sua aprovação seja de 75%. No caso de um curso superior com cinco disciplinas, por exemplo, ele precisa ser aprovado em quatro matérias (80%) e reprovado apenas em uma (20%). O estudante que pega duas ou mais DPs tem a sua bolsa do Prouni automaticamente encerrada.
Como consultar a situação da bolsa Prouni
Como sei se minha bolsa está ativa? (ou se ela já foi implantada na CAPES, CNPq, etc) Caso sua bolsa tenha sido solicitada recentemente ou caso queira verificar detalhes da vigência de sua bolsa, verifique a listagem de bolsas ativas do programa, atualizada periodicamente pela coordenação do programa.