O Teflon é o nome popular do polímero Politetrafluoretileno, a sigla PTFE ajuda na identificação deste composto de nome complicado. O PTFE surgiu em meio aos experimentos do químico Roy Plunkett, no ano de 1938, enquanto realizava experimentos com gás tetrafluoretileno.
O mesmo material que não deixa o ovo frito grudar na sua frigideira foi usado na vedação das válvulas da bomba atômica lançada em 1945 em Hiroshima. Mais conhecido como Teflon, o polímero politetrafluoretileno (PTFE) — nome não comercial da substância — é um plástico de alto desempenho.
Livre de riscos Essas duas siglas representam compostos químicos utilizados na fabricação da maioria desse tipo de revestimento e frequentemente vão para a berlinda como possíveis ameaças à saúde. Uma pesquisa que analisou os efeitos do PTFE e PFOA observou que eles podem diminuir a ação das vacinas em crianças.
Atualmente o PTFE é frequentemente usado como revestimento antiaderente para panelas e outros utensílios de cozinha. Ademais, é muito pouco reativo, em parte devido à força das ligações carbono-flúor, e, portanto, é frequentemente usado em recipientes e tubulações para produtos químicos reativos e corrosivos.
O mais comum em panelas é um jato de areia na superfície da panela que receberá o revestimento, para aumentar a sua rugosidade. Em seguida, a superfície recebe uma substância chamada primer, que age como uma "cola", aumentando a sua aderência.
Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel-toalha para não arranhar.
Para recuperar o antiaderente devemos colocar a frigideira no fogo e cobri-la com sal. Depois de alguns minutos quando o sal comece a pular e se torne amarelado, retiramos a frigideira do fogo e com o papel absorvente removemos todo o sal.
Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.
1 – Em um recipiente coloque o sal, ovos e bata bem. 2 – Depois, em fogo baixo, coloque um pouco de óleo em uma frigideira e despeje os ovos batidos. Quando começar a desgrudar do fundo da frigideira, com uma espátula dobre metade ,até ficar igual um risole.
Coloque a frigideira para aquecer com o óleo. Quando estiver quente, salpique o trigo e em seguida quebre o ovo. Quando ele começar a ficar firme, comece a soltar pelas bordas, com auxilio de uma escumadeira. Não gruda na frigideira e fica sequinho.
Uma forma de facilitar o processo é colocar uma outra frigideira aquecida e untada por cima e virar a Omelete sobre ela, continuando o cozimento na nova frigideira. Assim que a omelete dourar do outro lado, ela estará pronta. A segunda maneira é mais fácil. Basta dobrar a omelete ao meio com a ajuda de uma espátula.
Higienize a peça com detergente neutro e uma esponja macia. Depois, unte com óleo a parte interna da panela. Leve a frigideira ao fogo baixo por 1 a 2 minutos. Quando esfriar, lave novamente e seque bem.
Primeiramente, lave a panela com esponja macia e detergente líquido (ou sabão neutro) e depois seque-a com um pano seco seco. Depois, unte a parte interna da panela com óleo ou outra gordura e leve-a ao fogo baixo por 2 minutos. Deixe-a esfriar, lave e enxugue a panela. Após isso, é só usar a panela normalmente.
Para evitar que o alimento grude na panela, você pode aumentar a espessura da película de óleo, usar aquecimento moderado, molhar completamente a superfície da panela com óleo, usar uma panela com fundo grosso ou mexer os alimentos regularmente durante o cozimento.
O revestimento antiaderente ajuda o alimento não grudar na assadeira enquanto é assado, sendo assim, mais fácil para retirá-lo e também para limpar, já que a sujeira não fica impregnada. Além destas qualidades, uma outra vantagem da assadeira antiaderente é que não é preciso untar ou utilizar muito óleo para assar.
Lave normalmente, mas utilize apenas a parte macia da esponja, pois a parte abrasiva pode riscar o revestimento e estragar a panela. Se quiser, também pode lavar com água morna para eliminar com mais facilidade a gordura grudada na panela. Para evitar riscos no revestimento, use utensílios de silicone ou bambu.
Modo de fazer
Separe 1 colher (sopa) de sal ou bicarbonato de sódio, 1 copo de vinagre e alguma gotas de detergente. Misture com um pouco de água e novamente deixe de molho por alguns minutos. Esfregue delicadamente com o auxílio de uma escova com cerdas macias. Enxague bem e seque tudo com um pano de prato.
Para limpar, é só deixar de molho com bicarbonato de sódio e vinagre de um dia para o outro. Em panelas esmaltadas, tente misturar alvejante com água e deixar agir por duas horas.
Bicarbonato de sódio e vinagre são aliados para remover as crostas de gordura. Na tentativa de limpar grills e frigideiras engordurados, tem quem passe horas esfregando a esponja sob a superfície para tentar resolver o problema - ou até mesmo lã de aço, que pode causar estragos se for usada em recipientes antiaderentes ...
Cubra o fundo queimado da panela com água quente e coloque detergente de lavar louça. Em seguida, tampe a panela e ferva em fogo baixo. Quando a água borbulhar, desligue o fogo, espere esfriar e esfregue a comida grudada com uma escova ou palha de aço.
Como limpar alumínio com vinagre