Em relação aos aspectos técnicos, o balão intra-aórtico é composto por duas partes: - Um cateter flexível com dois lúmens, um deles permite monitorização invasiva da pressão arterial e por meio do segundo lúmen ocorre entrada e saída de gás hélio que preencherá o balão, permitindo seu funcionamento.
O balão intra-aórtico (BIA) é um dispositivo utilizado para aumentar o fluxo de sangue que chega até as artérias do coração (artérias coronárias), melhorando a irrigação e o desempenho cardíaco, já que este orgão desempenha a função de uma bomba propulsora de sangue.
O balão intra- aórtico (BIA) é um dos dispositivos de assistência ventricular mais utilizados em terapia intensiva. OBJETIVOS: analisar os cuidados do enfermeiro junto ao paciente com uso do BIA na unidade de terapia intensiva.
O catéter de Swan-Ganz, constitui um método rápido para obter informações diagnósticas úteis, sem o uso do Raio-X, através da avaliação das pressões nas cavidades direitas, tronco e Artéria Pulmonar (A.P.), Capilar Pulmonar (C.P.) e débito cardíaco pela termo-diluição.
Como em qualquer procedimento de angioplastia, um stent é montado em um balão minúsculo que é aberto dentro de uma artéria coronariana para empurrar a placa e restaurar o fluxo sanguíneo.
Alergia, hematomas, sangramentos, arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, insuficiência renal aguda, embolização de fragmentos do trombo e acidente vascular cerebral estão entre as possíveis complicações de uma angioplastia.
Preço de stent para o coração varia de R$ 1.
TABELA DE CIRURGIAS