Durante muitos anos, para ser mais exato desde 1974, os Equipamentos de Proteção Individual - EPI, foram reconhecidos pelo CA - Certificado de Aprovação, um código destinado ao reconhecimento de que aquele equipamento é apto para comercialização e utilização por trabalhadores no País.
acesse o site da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho; escolha a opção “EPI – Equipamentos de proteção individual”; clique em “Certificado de Aprovação – Consulta Certificado de aprovação (CA)”; preencha os dados pedidos.
Outra maneira de verificar essas informações é através do site consulta CA. Um portal de consulta simples e fácil de utilizar que também contém todos os dados necessários sobre os EPIs e suas aprovações.
A consulta do CA EPI pode ser feita por meio do portal do Ministério do Trabalho. No site é possível consultar a emissão e validade do Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual a partir do: Número do CA EPI. Equipamento.
A NR 6 determina que todo EPI precisa apresentar o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA. No caso de EPI importado, é preciso que este apresente o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.
É decretado por norma que somente deverá ser comercializado o EPI que possuir a indicação do CA. A renovação do CA é de total responsabilidade da empresa que comercializa o EPI, e deve ser realizada no prazo máximo de 90 dias antes do vencimento.
Deve, então, o empregador adquirente do – EPI, antes de disponibilizá-lo ao trabalhador, observar as indicações do fabricante/importador constantes na embalagem e no manual de instruções do produto para determinação de sua validade.
03 anos
A borracha nitrílica garante alta resistência química a óleo, combustível, tintas e solventes orgânicos. Luvas nitrílicas são mais resistentes, duráveis e até três vezes mais resistentes à punção. As luvas nitrílicas resistem melhor que o látex à avaria do contato com alimentos gordurosos.
As luvas de borracha nitrílica geralmente contêm aditivos químicos semelhantes ao látex, que podem atuar como alérgicos de contato. ... Essas luvas são fabricadas a partir de cloreto de polivinila (PVC), um material sintético que é menos flexível, elástico, durável e possui menos conformidade com a mão do que o látex.
As luvas do vinil são econômicas e mais fortes do que luvas do latex. O vinil usado em luvas do vinil é um polímero sintético do que é mais resistente a rasgar e a punctura do que o latex.
Por que as luvas estão tão caras? A explicação dada pelas dentais, principais vendedoras de luvas de procedimentos para dentistas, é que o preço teve um aumento vertiginoso para todos. A maioria da produção vem da Malásia e outros países da Ásia. ... Aí, o preço sobe.
A seguir, você descobrirá em quais principais detalhes é preciso prestar atenção ao escolher as luvas.