As origens das células do sangue são múltiplas, por exemplo, as hemácias, plaquetas e leucócitos granulócitos tem sua origem na medula óssea, já os linfócitos e monócitos originam-se no sistema reticuloendotelial, que é formado pelos linfonodos e baço, órgãos do sistema hematopoiético.
A hematologia trata-se do estudo do sangue e é uma área médica importante para tratar principalmente doenças como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Por serem situações relacionadas ao sangue, é o hematologista que ficará responsável pelo tratamento.
A formação necessária para formar o hematologista envolve dois anos de Residência Médica em pré-requisito de Clínica Médica e mais dois anos em Hematologia e Hemoterapia, com um terceiro ano opcional em transplante de medula óssea.
Segundo as pessoas que fazem uso da técnica, a auto-hemoterapia ajuda no tratamento de uma série de doenças, como doenças de pele, hipertensão, diabetes e esclerose múltipla.
A hematologia é a área da medicina que estuda todos os componentes relacionados ao sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além disso, esse especialista também investiga os órgãos onde ele é produzido, como a medula óssea, gânglios linfáticos e o baço.
O tratamento das plaquetas baixas deve ser feito conforme a sua causa, pelo clínico geral ou hematologista, podendo ser necessário apenas o controle da causa, uso de remédios ou, em casos muito graves, a transfusão de plaquetas. Veja outras principais alterações das plaquetas e o que fazer.