Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Protração é o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração. As únicas articulações capazes de protrair são a articulação do ombro e a mandíbula.
— trapézio, que eleva o ombro; — deltóide, que eleva lateralmente o braço; — grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).
A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).
O lábio glenoidal, ou labrum, é uma estrutura que fica situada na borda da glenoide, aumentando sua profundidade e melhorando a estabilidade da articulação. O lábio glenoidal é local de inserção dos ligamentos do ombro, nas porções anterior, inferior e posterior, e do bíceps, na porção superior.
Quando trabalham juntas fazem o que chamamos de ritmo escapulo umeral. Tem grande importância o auxílio do Manguito rotador (MR), que estabiliza o úmero na cavidade glenoidea, contribuindo para que essa ação ocorra perfeitamente, sem comprometer estruturas vizinhas.