Significado de Boticário substantivo masculino Dono de botica, de farmácia, de um estabelecimento onde se preparam ou se vendem medicamentos.
Os termos hebraicos relacionados com ungüentos podem aplicar-se não só a preparados do tipo pomada, que se liquefazem quando esfregados na pele, mas também a compostos oleosos que permanecem em forma líquida em temperaturas normais. — Êx 30:25; Sal 133:2.
O boticário no Brasil surgiu no período colonial, os medicamentos e outros produtos com fins terapêuticos podiam ser comprados nas boticas. ... O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral, Thomé de Souza (nomeado pela coroa portuguesa).
Nesta lógica, os boticários eram os responsáveis pelas boticas (farmácias de antigamente). Os boticários possuíam as seguintes responsabilidades: conhecer e curar as doenças existentes nos pacientes. Atualmente, a palavra boticário está em desuso. Os mesmos profissionais são chamados de farmacêuticos.
Nas boticas, o boticário (atual farmacêutico) manipulava e produzia o medicamento na frente do paciente, de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Ele tinha a responsabilidade de conhecer e curar doenças.
A botica mais importante dos jesuítas foi a da Bahia, sua importância a tornou um centro distribuidor de medicamentos para as demais boticas dos vários colégios de norte a sul do país. Mais tarde, surgiram as boticas comerciais.
No Brasil, o surgimento da farmácia teve início com os Jesuítas, criadores das primeiras boticas, mas esse comércio se intensificou com a vinda da Família Real. Foram abertas, então, escolas de farmácia e os primeiros farmacêuticos foram graduados em 1900.
Muitos são de procedência natural: mineral (como o ferro, utilizado para tratar certas formas de anemia), vegetal (como múltiplos princípios activos contidos nas raízes, folhas, flores, frutas ou sementes de várias plantas), animal (como a insulina de porco utilizada no tratamento da diabetes mellitus) e até microbiano ...
Quem mais se destacou foi José de Anchieta, jesuíta que pode ser considerado o primeiro boticário de Piratininga (São Paulo). A partir de 1640 as boticas foram autorizadas a se transformar em comércio, dirigidas por boticários aprovados em Coimbra.
1752
A descoberta Alexander Fleming foi o cientista que descobriu a penicilina. A descoberta aconteceu em 1928, enquanto o pesquisador trabalhava num hospital de Londres, na Inglaterra, em busca de uma substância que pudesse ser usada no combate a infecções bacterianas (causadas por bactérias).
Em 1832, a ideia de produzir um medicamento em laboratório veio à luz. O químico alemão Justus von Liebig, foi o primeiro a mostrar que certos elementos minerais - nitrogênio, fósforo e potássio - era necessários para que as plantas vicejassem. Em outras palavras, descobriu como funcionavam os fertilizantes.
O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, que teve sua ação conhecida por acaso durante os estudos de Alexander Fleming, em 1928. O pesquisador esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus sobre a mesa e partiu para suas férias.
Feito totalmente à base de ervas, o Anapyon original ficou mais de cinquenta anos no mercado.
O ecstasy foi sintetizado em 1912, e o seu uso como entorpecente iniciou-se na década de 70 nos EUA.
Medicamentos sintéticos - são produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório, enquanto os biológicos são produzidos a partir de células vivas, como plantas e micro-organismos. Por isso, o processo de produção dos medicamentos biológicos é muito mais complexo.
Os medicamentos sintéticos em geral são moléculas pequenas, com estrutura química conhecida e compostos por dezenas ou poucas centenas de átomos. Em sua maioria, são autoadministrados – tomados em forma de comprimido pelo próprio paciente – e usados em ambientes de cuidados primários e secundários.
A história das drogas no Brasil tem a sua primeira aparição associada aos índios, que, conforme relatos dos estudos históricos, eles descobriram plantas com substâncias tóxicas e as utilizavam em suas manifestações religiosas, rituais diversos e confraternizações.
Em 1919, nos estados Unidos a Lei Seca foi criada. Esse foi o primeiro instrumento do proibicionismo, que ainda é a linha de frente na estratégia no qual a maioria dos governos adotam para lidar com o complexo fenômeno que é o uso de drogas.
O tráfico internacional de drogas, em alta escala, começou a expandir-se a partir da década de 1970, tendo tido o seu ápice na década de 1980. Esse desenvolvimento está estreitamente ligado à crise econômica mundial.
O tráfico se tornou um crime organizado no Rio de Janeiro a partir do final da década de 1970. O antropólogo Paulo Storani, que foi oficial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, diz que a cidade virou um ponto na rota de distribuição da cocaína que saía dos países andinos, em direção à Europa.
Repressão às drogas está na origem do narcotráfico, dizem pesquisadores. ... Foi ao longo do século XX que os Estados Unidos assumiram a dianteira da cruzada antidrogas, impondo aos demais países na Europa e na América convenções que dariam origem à chamada guerra às drogas.
O mercado de drogas ilícitas movimenta, atualmente, cerca de 900 bilhões de dólares ao ano, o equivalente a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou 1,5% do PIB mundial.
Não está na lei uma limitação concreta de quanto você pode portar, sendo que resta ao juiz interpretar se a quantidade da droga que o agente carregava era grande ou não. Assim, 01 g de droga seria claramente considerado porte para consumo, enquanto 20 kg de droga poderia ser considerado como tráfico.
REFORMA: No Brasil não há diferenciação entre usuário e traficante por critério objetivo (como quantidade), mas segundo uma pesquisa sobre as sentenças judiciais no Rio de Janeiro, 50% dos presos o foram com até 100 gramas de maconha*.
Quantas gramas de maconha vão em um baseado normal Porém, os usuários e boladores mais experientes são unânimes ao afirmar que um baseado de tamanho normal leva em torno de 1 grama a 1,2g mais ou menos.
Legalmente, o ato de consumir drogas por si só não configura crime. O que a Lei pune são as condutas de guardar, adquirir, portar, transportar, plantar, semear, para o consumo pessoal, conforme se depreende da leitura do artigo. O ato, a conduta consumir drogas não é prevista no teor do dispositivo.
Usuário de drogas é, conforme o artigo 28 da lei, quem: “adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.
Ante o exporto, conforme determina a legislação, será o condenado por tráfico de drogas a pena de reclusão de 3 (três) a 15 (quinze) anos, sendo o seu cumprimento desde já em estabelecimento de segurança máxima ou média.
Praticar atividades físicas. Além de ser um ótimo recurso para direcionar as energias e controlar o pensamento enquanto passa pelo processo de recuperação das drogas, a atividade física é um excelente recurso para desintoxicar o organismo.