Use umas 5 perguntas com escalas de notas de 0 a 5 e termine com uma pergunta aberta. É preciso saber fazer as perguntas certas para medir a satisfação do cliente. Veja um exemplo de questionário para um cantina italiana: Assinale: não gostei, precisa melhorar, bom, ótimo ou excelente.
Portanto, quando for criar a sua pesquisa de satisfação, não enrole: seja o mais objetivo possível e pergunte apenas o essencial. Caso contrário, além de correr o risco de proporcionar experiências negativas, o seu negócio não vai ter informações suficientes para trabalhar melhorias.
Conheça agora os 3 principais tipos de pesquisa de satisfação e como empregar em sua empresa.
6 métodos de pesquisa para monitorar a satisfação de clientes
Calculando o NPS: Net Promoter Score O Net Promoter Score será a subtração entre a percentagem de clientes Promotores da percentagem de clientes Detratores. Por exemplo: se 75% de seus clientes são Promotores, 15% são Neutros e 10% são Detratores, seu Net Promoter Score será de 65%.
Para encontrar o indicador NPS, basta pegar o percentual de clientes promotores e subtraí-lo pelo percentual de clientes detratores, como já mencionamos. O resultado desta avaliação e as respostas obtidas definem o nível de lealdade e satisfação dos seus clientes.
Em geral é considerado para bench os seguintes parâmetros: NPS Excelente – entre 75 e 100. NPS Muito bom – entre 50 e 74. NPS Razoável – entre 0 e 49.