Após a descoberta da presença de cátions de determinados grupos na amostra, são isolados esses constituintes através de reações por via úmida ou seca (teste de chama) específicas, que determinam com certeza, qual é o cátion descoberto (BACCAN et al., 1995). diluído e formam sais de cloreto.
Fundamentos Teóricos Os cátions do grupo II têm como principal característica precipitarem-se na presença do íon sulfeto (S-) em meio ácido, seus cátions componentes são: Hg2+, Cu2+, Cd2+, As3+, Sb3+, Sb5+, Sn2+, Sn4+ e Bi3+. Seus sais têm cores bem diversas, não havendo uma cor predominante.
As análises por via seca são aplicadas às substâncias sólidas. Como o próprio nome já sugere nesse tipo de procedimento não é necessário à dissolução da amostra, não havendo assim, possíveis contaminações por parte do solvente. A técnica também facilita por ser rápida.
Os cátions do grupo III não reagem nem com ácido clorídrico diluído, nem com sulfeto de hidrogênio, em meio ácido. No entanto, eles formam precipitados com sulfeto de amônio em meio neutro ou amoniacal. O grupo III inclui íons que formam sulfetos insolúveis em solução básica. A separação é feita em um pH de 8-9.
A análise química qualitativa ou química analítica qualitativa, subdivisão da química analítica, é responsável pelo desenvolvimento de procedimentos que visam à identificação dos constituintes de uma determinada amostra, podendo estes constituintes ser elementos químicos, íons ou moléculas.
A Química Analítica Qualitativa é responsável pela identificação de um ou mais componentes em uma amostra, sem levar em consideração a quantificação destes componentes. Já a Química Analítica Quantitativa é responsável pela quantificação dos componentes de uma determinada amostra.
Em química analítica, análise quantitativa é o estudo de métodos para separação e determinação da quantia de um componente em uma mistura ou solução.
A Química Analítica é uma disciplina básica, que tem por objetivo a caracterização dos componentes inorgânicos de amostras naturais e artificiais e a determinação qualitativa de espécies presentes em amostras.
Química analítica quantitativa Os principais métodos empregados na análise quantitativa são: gravimetria, titrimetria e titulação volumétrica.