Folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo. ... O folclore manifesta-se por mitos, canções, ritmos, danças, festas, crendices, brincadeiras etc. São uma parte importante da cultura de um povo e por isso devem ser preservados.
As lendas e mitos brasileiras possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiram produzir mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.
As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo, como uma verdadeira tradição passada de geração para geração. A maioria das lendas brasileiras são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e estórias trazidos de portugueses e africanos.
William John Thoms
O que conta a lenda da Iara? A lenda da Iara foi criada pelo povo tupi-guarani. Eles contam a história de uma poderosa índia que, antes de virar sereia, vivia em uma tribo junto com a sua família, esbanjando beleza por onde passava.
Na lenda indígena, conta-se que a Iara era a filha de um pajé e era bastante famosa por ser uma exímia guerreira. As qualidades de Iara despertavam a inveja alheia, fazendo com que ela fosse vítima de seus irmãos, que se uniram para matá-la. Durante a emboscada, Iara resistiu e, na luta, matou todos os seus irmãos.
rio Amazonas
A imagem que se faz da Iara ou Mãe d'Água, em geral, é a de uma sereia, às vezes loira, mulher da cintura para cima, peixe da cintura para baixo, que fica sobre um rochedo, cantando.
Caboclo-d'Água é um ser mítico, defensor do Rio São Francisco, que assombra os pescadores e navegantes, chegando mesmo a virar e afundar embarcações.
Feitas estas considerações, gerais e introdutórias, nas linhas que seguem deter-me-ei na análise do mito das amazonas, em Macunaíma,representadas na figura da rainha icamiabaCi, Mãe do Mato, também nome dado ao terceiro capítulo da rapsódia.
Curupira, Mãe-do-ouro, Boto e Mula-sem-cabeça, conhecidos de norte a sul do País, embora não deixem de apresentar uma espacialidade recorrente, às vezes, como o caso do Boto, são bastante específicas.
Em Cidade Invisível, Cuca leva o nome de Inês, personagem interpretada por Alessandra Negrini, e não tem nada de jacaré. A bruxa se manifesta através das borboletas, transformando-se em uma ou várias delas para conseguir o que quer.
O boto-cor-de-rosa é uma lenda do folclore brasileiro, sendo muito influente na região Norte do país. Fala de um boto que se transforma em um homem belo e sedutor. Na forma humana, o boto seduz mulheres para engravidá-las. Essas mulheres são abandonadas pelo ser, que retorna para o rio em sua forma animal.
Entrevista: Manu Dieguez, a Luna de “Cidade Invisível”, fala sobre relação com Marco Pigossi e segunda temporada da série - TodaTeen.
O tutu é conhecido como um monstro de forma desconhecida presente em canções de ninar. O tutu é muito associado com o bicho-papão, e, nas lendas, falava-se que ele estava à espreita das crianças que não adormeciam.
A Netflix confirmou nesta terça-feira (2) que a série "Cidade Invisível" (2021) irá ter uma segunda temporada. ... A produção da nova temporada segue com a Prodigo Films, em parceria com a Netflix.
Em Dicionário do folclore brasileiro, Luís da Câmara Cascudo diferencia caipora de caguira (pronuncia-se cagüira).
Sempre com os pés voltados para trás e de prodigiosa força física, engana caçadores e viajantes, fazendo-os perder o rumo certo, transviando-os dentro da floresta, com assobios e sinais falsos. Do Maranhão para o sul até o Espírito Santo, seu apelido constante é Caipora.
Por vezes, ela também mata os caçadores. Apesar de ser bastante violenta, a lenda também conta que ela gosta de receber algumas oferendas e, em troca, ela permite que os caçadores possam caçar na mata, mas de um jeito que não maltrate os animais, caso contrário, ela desconsidera os presentes e ataca os caçadores.
Comadre Fulozinha é uma criatura do folclore brasileiro. Seu nome deriva provavelmente da pronúncia regional de "Comadre Florzinha" ou "Comadre Fulozinha" e ela é muitas vezes confundida com a Caipora, sendo ambas consideradas uma variação da mesma lenda. Em alguns lugares, acredita-se que ambas sejam o mesmo ser.
Folclore: conheça um pouco das lendas que fazem parte da cultura brasileira
O curupira é uma das lendas do folclore brasileiro. Fala de um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubavam as árvores. O curupira, um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro, é conhecido como um ser mítico que protege a floresta.
O Curupira é um anão ruivo, forte e ágil. Segundo a lenda, o Curupira é o protetor das florestas. Ele mora nas matas e gosta de fazer muitas travessuras, assim como o Saci. Uma das suas principais características é possuir pés virados para trás.
Outra maneira de distrair a atenção do curupira é por meio da sua curiosidade, provavelmente seu maior ponto fraco. A lenda garante que para fugir das suas armadilhas basta enrolar bastante um novelo de cipó e esconder com eficiência a sua ponta.
Curupira é personagem de uma das lendas do folclore brasileiro, a qual fala de um ser mítico, que protege da floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubam as árvores.
Quem é o Curupira? A figura mais controversa do Folclore Brasileiro — não se sabe ao certo se ele representa o bem ou o mal — é um molequinho de cabelos vermelhos, corpo peludo, dentes brilhantes e pés virados para trás, que enganam a quem o persegue, pois sempre apontam pegadas para o lado oposto.